Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia histórico-cultural
Quem foi Vygotsky?
Lev Semenovich Vygotsky nasceu em Osha, Bielorússia, e morreu prematuramente, aos 37 anos, em 1934, em Moscou, vítima de uma tuberculose.
Vygotsky estudou Direito, Filosofia, Filologia e Medicina. Teve uma infância cercada de um rico ambiente intelectual. Lecionou Literatura e Psicologia e trabalhou no Instituto de Psicologia de Moscou.Vygotsky e seus colaboradores, Luria e Leontiev, buscavam compreender através de que processos o ser humano se apropria da cultura e, ao mesmo tempo, a produz. Partia do pressuposto de que o conhecimento é construído nas interações que o sujeito estabelece com seu meio sociocultural.
A morte do autor interrompeu uma carreira brilhante, que hoje é resgatada por estudiosos da área.
Vygotsky e seuscolaboradores propuseram-se realizar um projeto ambicioso, entre as décadas de 20 e 30 do século passado. O interesse desse grupo era o de compreender como se formaram, ao longo da história da Humanidade, as características tipicamente humanas, e de que maneira essas características se desenvolvem em cada indivíduo.
O princípio orientador desta abordagem é o de que o ser humano nasce em um meiosociocultural que o constitui. Desde seu nascimento, a partir de suas relações com o outro, a criança vai se apropriando das significações socialmente construídas. Segundo esse grupo de pesquisadores, aprendemos a ser homens fazendo parte de uma cultura humana.
Dentro dessa abordagem, considera-se que existem duas linhas de desenvolvimento:
· o desenvolvimento biológico;
· o desenvolvimentosociocultural.
O desenvolvimento biológico depende de nossa herança natural. Dessa herança, faz parte o que Vygotsky chamou de funções mentais elementares, ou seja, a memória, a inteligência prática, a percepção, a atenção, dentre outras. Essas funções, em seu nível elementar, operam de forma espontânea, sem intencionalidade e sem controle da vontade da criança. Um exemplo disso é demonstrado na cenadescrita a seguir.
Escola infantil, crianças de dois anos em roda, ouvindo uma história contada pela professora. Todos estão atentos aos movimentos e à encenação que a professora faz. De repente, a porta se abre. É uma outra professora que vem colocar uma bandeja com um jarro de água e copos para as crianças. Ela tenta ser o mais discreta possível para não atrapalhar a atividade. As crianças, porém,instantaneamente saem da roda e se dirigem para a professora que chega, querendo ver e saber o que está acontecendo.
Este exemplo nos mostra que as crianças ainda não têm domínio sobre sua atenção, ou seja, se dispersam em razão de qualquer estímulo que o meio apresenta.
A transformação do ser humano, de ser biológico em ser sociocultural, se faz através da interação que ele estabelece com seumeio de cultura. Assim, as funções mentais elementares transformam-se em funções mentais superiores, que são processos psicológicos usados intencionalmente, por todo ser humano, para desenvolver-se.
Assim, exercendo sua função superior, a memória, a atenção, a percepção, o pensamento e a emoção ficam sob o domínio do sujeito, que tem uma intencionalidade. O episódio recém-narrado poderia ter umdesfecho completamente diferente se as crianças envolvidas tivessem oito anos, por exemplo. A entrada da outra professora poderia nem ter sido notada. Para Vygotsky, portanto, os processos psicológicos superiores têm sua origem no social.
Uma outra característica importante apontada pelo pesquisador é a afirmação do caráter mediado desses processos. Mas o que vem a ser mediação? Para ele, o acessoque temos ao mundo é sempre mediado por um instrumento ou um signo, isto é, há sempre algo no meio da relação entre o sujeito e o mundo. Vamos explicar melhor essas idéias.
O homem cria instrumentos: a enxada, o arado, as máquinas, o telefone, o computador, ou seja, todos os objetos que nos auxiliam em nossa ação sobre o meio ambiente. Para plantar melhor e mais rápido, usamos o arado, o...
tracking img