Psicologia

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2012
Questões


1- Discorra sobre o duplo aspecto da ética liberal e suas vicissitudes.

A ética liberal enfatiza os direitos naturais dos indivíduos, em especial ao direito àliberdade e à prosperidade. Assim se recusa a qualquer restrição imposta por algum sistema, como Religião, Estado, etc. Tem-se que o homem, tem o livre-arbítrio de tomar suas próprias decisões éticas. Porémestá liberdade não significa ausência de qualquer tipo de obrigação, mas sim de alguns tipos de restrições.

A ética liberal declara o duplo regime ético: o de uma ética privada e de umaética pública.

A ética privada seria aquela em que o homem tem sobre si a liberdade de exercer poder sobre si mesmo. Este poder se reflete na família, tendo-a como única fonte de segurançae bem-estar. Dai a busca da perfeição de papéis.

A ética pública pode ser exemplificada pelos diversos códigos de éticas existentes (ética do psicólogo, advogado, etc.), eles garantemcerta ordem e segurança, mas jamais forneceu sustentação real aos indivíduos.

Com a ascensão do capitalismo foi substituído à segurança na excelência familiar, por uma instrumentalizaçãodas relações humanas _ ética disciplina. Tendo assim, como resultado uma ética romântica, ou seja, um indivíduo cada vez mais isolado, em busca incessante por pertencer a algo, enraizar-se,participar, etc.

Como reflexo desse não pertencimento, resta o ”mínimo eu”, o próprio ser como morada e o outro como não-lugar.




2- Qual a relação entre as práticas alternativas e aética?

As práticas alternativas proliferaram diante da inviabilidade das éticas, justamente por serem em certa medida alternativas às tendências dominantes da cultura ocidental.Primeiramente, por não seguirem o padrão médico, em seguida e mais profundamente por trazerem o indivíduo a interagir com o outro e com as forças e elementos naturais.




3- Sabe-se que o confronto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!