Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA EM CONSTRUÇÃO (capitulo 6 resumo)
A Psicologia não ficou estagnada no tempo. Pelo contrário: desenvolveu-se e, ao desenvolver-se, construiu abordagens que deram prosseguimento às jáexistentes, retomando conhecimentos antigos e superando-os. Enfim, a Psicologia é uma ciência em constante processo de construção.

VIGOTSKI E A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA vertente nasceu ex-UniãoSoviética, embalada pela Revolução 1917 e pela teoria marxista. No Ocidente, a teoria Sócio-Histórica importante nos anos 70, tornando-se referência para a psicologia do Desenvolvimento, a psicologia Sociale para a Educação. formulada por Vigotski.
Principios:
A compreensão das funções superiores do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal, pois os animais não têm vida social e cultural.As funções superiores do homem não podem ser vistas apenas como resultado da maturação de um organismo que já possui, em potencial, tais capacidades.
A linguagem e o pensamento humano têm origemsocial. A cultura faz parte do desenvolvimento humano e deve ser integrada ao estudo e à explicação das funções superiores.
A consciência e o comportamento são aspectos integrados de uma unidade, nãopodendo ser isolados pela Psicologia.
Vigotski desenvolveu, também, uma estrutura teórica marxista para a Psicologia:
Todos os fenômenos devem ser estudados como processos em permanente movimento etransformação.
O homem constitui-se e se transforma ao atuar sobre a natureza com sua atividade e seus instrumentos.
Não se pode construir qualquer conhecimento a partir do aparente, pois não secaptam as determinações que são constitutivas do objeto. Ao contrário, é preciso rastrear a evolução dos fenômenos, pois estão em sua gênese e em seu movimento as explicações para sua aparência atual.
Amudança individual tem sua raiz nas condições sociais de vida. Assim, não é a consciência do homem que determina as formas de vida, mas é a vida que se tem que determina a consciência.
NOÇÕES...
tracking img