Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Letramento e Alfabetização



NOME DO ALUNO:
Jussara Cardoso


Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação doprofessor-tutor a distância Maria Rosimeire Lopes da Silva Farias





Taguatinga 2012

Eliane foi alfabetizada aos 5 anos de idade e antes de entrar na escola. A mãe de Eliane, que dava aulas de reforço, a alfabetizou em casa.Eliane recorda que no seu 1° ano,realizava as tarefas primeiro que seus colegas de sala.Estaralfabetizado para Eliane é....”a descoberta de um mundo mágico”.

Eliana foi alfabetizada aos 7 anos, no 1° ano escolar,com cartilha.Eliana não tem muitas recordações especiais , mas afirma que sua alfabetização foi tranquila. Para Eliana estar alfabetizada é me sentir orgulhosa em saber ler todas as palavras que surgissem na minha frente,para mim era o início de um novo ciclo de aprendizagem”.Emanuele foi alfabetizada aos 7 anos, no 1° ano escolar. Emanuele não tem muitas recordações específicas dessa fase , o que mais a marcou foi que quando começou a ler , queria ficar lendo tudo e a todo instante,sentia-se feliz por saber ler. Para Emanuele estar alfabetizada é....”o início de uma fase importante , onde você começa a ser mais independente e ter mais responsabilidade,pois agora você jápode fazer suas tarefas sozinha e desenvolver mais”.


Jacqueline foi alfabetizada aos 7 anos,no 1° ano escolar.Jacqueline recorda que sua professora era bem calma e que gostava muito dela.Para Jacqueline estar alfabetizada é...”motivo de muito orgulho para minha mãe e era o máximo ler e escrever sem ter que pedir ajuda ,adorava ler placas nas ruas e marcas de eletrodomésticos”.Jussara foi alfabetizada aos 5 anos,no jardim de infância,em uma escola de freiras,onde só estudavam meninas.Quando entrou na escola,no 1° ano,fazia suas atividades sozinha e sempre ajudava seus colegas.Para Jussara estar alfabetizada é...”me sentia uma criança inteligente,como é bom ler e escrever.Gostava de ler livros de histórias infantis,ficavaadmirada com as letras e figuras.”

“O que significa estar alfabetizado”.
Alfabetizado é a condição de um sujeito que consegue ler e escrever um texto simples com autonomia. Um alfabetizado entende o que ler, isto é, não é um soletrador.
Assim, os alunos recém-alfabetizados podem ser reconhecidos por ler e escrever um texto também simples.Enfatizando que, texto simples, de modo algum, significa texto somente com palavras constituídas por sílabas canônicas. Por textos simples entende-se um texto cuja estrutura frasal tem a forma essencial de sujeito e predicado, em que as relações temporais, especiais e dos personagens nele contidos se configuram aditivamente numa série linear com poucos elementos. Por outro lado, a temática doreferido texto tem que ser de âmbito das familiaridades dos alunos, condição que agrega possibilidades nítidas aos desempenhos da leitura.
Falar sobre alfabetização pressupõe uma compreensão conceitual que encaminha ações efetivas rumo ao sucesso escolar.Com objetivo de encontrar formas de garantir, de fato, a aprendizagem da leitura.Definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, aprendizagem e conhecimento segundo as idéias de Faraco.

Decodificar é ler códigos unir significante ao significado, pois ler vai bem além de do que decodificação envolve apreensão, percepção e assimilação do que é lido.
Ler é uma ação dinâmica e criativa, que não se resume apenas em decifrar letras, palavras, frases e textos; mas sempre se...
tracking img