Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Letramento: Como definir, como avaliar, como medir
Quando se fala em Letramento é difícil uma definição única, pois o tema é abrangente, carregados de valores e funções sociais. Para o autor Graff, letramento é uma tecnologia utilizada na comunicação e na decodificação de materiais escritos. Já para Scribner, o letramento é um fenômeno social, produto da cultura de um grupo.
Dentro dessas duasdefinições pode-se perceber duas dimensões: dimensão individual e a dimensão social.
A princípio é válido ressaltar que o letramento na dimensão individual envolve dois processos fundamentais: ler e escrever, que são diferentes, mas envolvidos pelo letramento. A leitura vai desde a simples decodificação de um símbolo, até a captação de significados, habilidade de interpretar e relacionar osconhecimentos pré-estabelecidos no texto.
Já a escrita, implica em registrar um som, a capacidade de transmitir significado de forma adequada. Ou seja, relacionar som a símbolos escritos, expressar ideias e organizar o pensamento em língua escrita, estabelecendo relações.
Contudo, levando em consideração que a dimensão individual é marcada pelo “saber ler e escrever com compreensão”, essashabilidades estão intimamente ligadas à dimensão social do letramento, uma vez que esta vai se estender ao convívio com pessoas da cultura.
Na dimensão social, o letramento é visto como o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e escrita, como essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais.
Deforma sucinta, o letramento na dimensão social é definido como osconhecimentos e habilidades de leitura e escrita que tornam as pessoas aptas a participar das atividades da cultura. Isto é, as habilidades necessárias para realizar funções que a sociedade de cada cultura impõe. Em outras palavras, o que o letramento é, depende muito de como a leitura e a escrita são concebidas em determinado grupo social.
Para Paulo Freire, o papel do letramento é o delibertação do homem dependendo do contexto social, defendendo seu objetivo de promover a mudança social.
É possível uma definição?
Definir letramento é uma tarefa “impossível”. Mas a definição geral, comum a todos, é necessária para avaliar e medir os níveis de letramento.
Avaliação e Medição do Letramento: Em Busca de Critérios
Para avaliação e medição do letramento é necessário uma definição precisa,para que possa determinar os critérios a serem utilizados para diferenciar pessoas letradas e pessoas iletradas e, para estabelecer os níveis de letramento.
Avaliação e Medição do Letramento em Contextos Escolares
Na sociedade atual, o letramento é função do sistema escolar, o letramento é tanto o objetivo quanto o produto da escolarização. As escolas podem utilizar de avaliações e medições emvários pontos do que é letramento, avaliando de forma progressista a aquisição de conhecimentos e habilidades.
Essa relação entre escolarização e letramento controla este conceito, sendo bastante válidos e significativos os critérios de avalição e medição, apesar de não serem os mesmos em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Em países desenvolvidos o letramento é definido por meio deprogressos advindos da leitura e da escrita e os níveis alcançados pelos estudantes. Um problema enfrentado nesta concepção de letramento, é que apesar de atingir praticamente a todos, os adultos são capazes do letramento escolar, mas incapazes de lidar com as leituras e escritas presentes no cotidiano.
Nos países em desenvolvimento, o letramento é visto de forma diferente. A escolarização sendo aprincipal responsável em promover e garantir o letramento, o sistema escolar resulta em altos índices de analfabetismo e baixíssimos níveis de letramento, porque não há ensino fundamento que suporte todos. Outro ponto a ser falado, é que a adesão às normas e regulamentos é rigidamente controladas, sendo difícil assegurar padrões de resultados. Nestes países, quase sempre, os padrões de letramento...
tracking img