Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso matemática.
Disciplina: Teorias da Aprendizagem
2012

Conceito.
A Psicogênese (do grego psyche, alma; Genesis, origem) é a parte da Psicologia quese ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento etc.Wallon.
Wallon procura explicar os fundamentos da psicologia como ciência, seus aspectos epistemológicos, objetivos e metodológicos. Admite o organismo comocondição primeira do pensamento, pois toda a função psíquica supõe um componente orgânico.
Considera que não é condição suficiente, pois o objeto de ação mental vem do ambiente noqual o sujeito está inserido, ou seja, de fora. Considera que o homem é determinado fisiológica e socialmente, sujeito às disposições internas e às situações.

DESENVOLVIMENTO.
Está ligadoa capacidade de responder com reações cada vez mais específicas a situações cada vez mais variadas. Entende também que a linguagem é indispensável ao progresso do pensamento, pois ela exprime opensamento ao mesmo tempo em que atua como estruturadora do mesmo.
Wallon assume uma postura notadamente interacionista. Ressalta que o homem é um ser psíquico social, ou seja, precisa tanto dointerno quanto do externo para que haja o desenvolvimento, adotando assim como método de sua teoria o materialismo dialético, pois este é um método vulnerável, adaptando-se as mudanças da realidadeonde não postula verdades absolutas, mas, sim, revitaliza direções e possibilidades.
Na obra de Wallon ressalta-se que, a inteligência tem um significado bem específico, estando diretamenterelacionada com duas importantes atividades cognitivas humanas: o raciocínio simbólico e a linguagem.
Afetividade: A afetividade por sua vez, seria a primeira forma de interação com o...
tracking img