Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Orkut: Os efeitos de uma rede social de
relacionamentos proibida para crianças





Alex de Paulo Soares
Lauana do Carmo Silva





Resumo


O artigo científico tem como objetivo principal abordar as relações que existem entre crianças e as redes sociais na Internet, em especial o Orkut, analisando principalmente os efeitos dessa relação na vida das crianças e os impactosdesses fatores na dinâmica infantil. Questões como a frequência do uso dessa mídia, os medos e as preocupações paternas com relação à segurança das crianças, os perigos e como essa relação pode afetar o desenvolvimento psíquico da criança, são pontos a serem discutidos ao longo do presente estudo. A metodologia a ser aplicada, consiste basicamente em pesquisas bibliográficas, artigos científicosque direcionam suas pesquisas ou fragmentos das mesmas para entender as relações que existem entre a infância e as redes sociais. Como proposta, o artigo científico tem o intuito de discutir encaminhamentos diante à questão, contribuindo com o desenvolvimento psicológico infantil.


Palavras-chave: Crianças, redes sociais na internet, efeitos, medos, segurança, perigos, desenvolvimentopsíquico.







1 INTRODUÇÃO


O presente artigo tem como proposta elucidar as consequências da relação entre crianças e seus vínculos com as redes de relacionamento social na internet a partir de análises sobre o Orkut, site vinculado à empresa mundialmente conhecida, a Google Inc., situada no estado da Califórnia, Estados Unidos. Procura discutir os principais pontos pertinentes ao tema,tais como: o Orkut e suas funcionalidades, redes sociais e os impactos na vida da criança, comunidades virtuais enquanto espaço de interesses incomuns e foco de atuação de crimes virtuais e as estratégias que a rede usa motivar crianças a fazerem parte.
Como ponto importante a ser discutido, o artigo visa estudar as questões problema que são frutos do uso inadequado e ilegal da internet. Questõesque originam se dentro da rede virtual de relacionamentos. Entre os diversos problemas como a pedofilia que é também manifestada no mundo virtual, o artigo traz uma reflexão sobre o ciberbullying (ameaça, agressão e provocação de forma repetitiva contra alguém dentro de uma ambiente virtual) e suas consequências no processo de socialização das crianças. Mostra os perigos que há na rede e os crimesvirtuais que atualmente, são considerados os fatores de maior preocupação dos pais quando se tratam dos conteúdos de “navegação”, relações com desconhecidos e interesse de seus filhos na internet.
Como medidas de esclarecimento, o artigo discute os termos de proibição do Orkut para menores de 14 anos de idade. Busca comprovar através de pesquisas relevantes a presença maciça de crianças narede. Além dos fatores que motivam as crianças a participarem da rede e suas consequências desagradáveis, o artigo leva em consideração um estudo sobre o desenvolvimento psíquico conseqüente do uso de redes sociais como o Orkut.










2 DEFINIÇÕES


As redes de relacionamento na internet são websites onde os usuários utilizam para iniciar diversos tipos de relacionamentosocial. Logo no inicio, o usuário necessita criar uma página que será seu perfil, ou seja, sua identidade virtual. Essa página poderá conter amplas informações sobre sua vida, como por exemplo: seus hábitos, suas preferências musicais, o que gosta de estudar e também o que não gosta de fazer. Os websites de relacionamentos são ferramentas que unem amigos de longa data, para manter contato comparentes distantes ou simplesmente para fazer novas amizades (PEREIRA, 2006).


2.1 Orkut


A rede de relacionamentos social, o Orkut é obra de um engenheiro turco, Orkut Büyükkokten, funcionário da poderosa empresa Google Inc. Como proposta a rede contribui com a formação de novas amizades e em especial manter os relacionamentos já conhecidos (LOPES, 2009).
O Orkut surgiu em janeiro de...
tracking img