Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Assim como os seres humanos, os animais compartilham algumas características de sua fisiologia, e também características comportamentais. O psicólogo estuda tais comportamentos em ratos de laboratório fornecendo idéias para tentar compreender melhor o comportamento do ser humano. Começa-se o estudo por animais infra-humanos por serem menos complexos que os seres humanos no aspectocomportamental. Além disso, podemos controlar sua vida desde o nascimento. São escolhidos ratos por uma questão de logística: tamanho, facilidade no trato, entre outros fatores.
No laboratório de condicionamento operante pode-se testar na prática teorias ou hipóteses sobre a aprendizagem dos indivíduos com situações controladas para saber que tipos de eventos alteram a probabilidade do comportamentodos organismos e como os afetam, estudando cada efeito isoladamente e controlando todos os eventos que não estamos estudando no momento. O principal equipamento utilizado em um laboratório de condicionamento operante é a Caixa de Condicionamento Operante (ou Caixa de Skinner) que foi projetada pelo psicólogo B. F. Skinner para o estudo do comportamento operante.
Skinner (1974) afirmou que ocondicionamento operante é um processo muito diverso pelo qual uma pessoa entra em contato com um novo ambiente. Ele e seus colaboradores criaram várias técnicas e instrumentos para estudar o condicionamento operante. Entende-se por condicionamento operante o uso de reforçador imediatamente após uma resposta ou comportamento esperado com o intuito de aumentar a frequência de tal comportamento. Se ocomportamento resulta em uma recompensa para o indivíduo, certamente será mantido e aumentará em frequência (Whaley&Mallot, 1971, p.21).O princípio do Reforçamento Positivo pode ser mais facilmente demonstrado usando-se a Caixa de Skinner, que foi confeccionada de modo que o comportamento de pressionar uma barra que se projeta na câmara possa ser observado isoladamente de outros comportamentos.A resposta de pressão à barra deve ser fortalecida, se seguida de determinadas consequências (Staats&Staats, 1973, p.46). Skinner fez vários experimentos com ratos na Caixa de Condicionamento que confirmaram o princípio do Reforçamento. A partir desses experimentos, ele concluiu que o condicionamento operante tem importante papel na vida humana, principalmente no que diz respeito a adaptação ea modelagem de comportamentos. Na modelagem, a privação, tornará bastante provável que tudo aquilo que o rato fizer que produza água em seu ambiente volte a ser feito novamente, ou seja, os comportamentos que ele emitir que tiverem como consequência a produção de água se tornarão mais prováveis de ocorrerem novamente.
Quando uma nova variável é inserida, passa-se a falar sobre os comportamentosoperantes discriminados, que, se emitidos em um determinado contexto, produzirão consequências reforçadoras. Faz-se referência, portanto, ao controle do comportamento por eventos antecedentes a ele. Àqueles estímulos que são apresentados antes do comportamento e controlam sua ocorrência são chamados de estímulos discriminativos.
Há dois tipos de esquemas de reforçamento: Contínuo e Intermitente.No Esquema de Reforçamento Contínuo (CRF) toda vez que o comportamento em questão ocorre, é reforçado. No Esquema de Reforçamento Intermitente, nem todas as respostas são reforçadas. Existem quatro tipos principais de Reforçamento Intermitente: Razão Fixa, Razão Variável, Intervalo Fixo e Intervalo Variável. No esquema de Razão Fixa o número de respostas exigidas para que o indivíduo sejareforçado é sempre o mesmo, ao passo que em Razão Variável o número de respostas em cada reforçamento varia. No esquema de Intervalo Fixo o requisito para que uma resposta seja reforçada é o tempo decorrido desde o último reforçamento. O período entre o último e primeiro reforçador é o mesmo para todos os reforçamentos. No esquema de Intervalo Variável os intervalos entre o último e o próximo reforçador...
tracking img