Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicanálise chamada por muitos de ciências do inconsciente visa estudar ou compreender os significados das produções da mente humana. Teve seu inicio em 1900 com Sigmund Freud que era médiconeurologista, a ps a “psicanálise é um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas” sendo esse seu objeto de estudo.
No começo de seus trabalhos Freud usou a Hipnose e achava que ela poderiaajudar nas soluções de problemas psicológicos. Teve seus estudos sobre hipnose na França com Jean Charcot, depois voltou a Viena e começou a trabalhar com Josef Breuer. Mas Freud abandona a hipnose pornão ter efeitos a longo prazo, assim ele desenvolveu uma a técnica de associação livre em que o paciente relaxava e ia falando o que surgia conscientemente, e a técnica da analise dos sonhos.
Freudachava ainda que problemas sexuais que estavam no inconsciente era o ponto alto de problemas psicológicos. Uma das características da psicanálise foi a divisão das camadas de personalidade eminconsciente, pré – consciente e consciente. O inconsciente indica o conjunto de conteúdo que é reprimido, e que tenta sempre vir a consciência, seria também os sonhos uma forma de revelar os conflitos doinconsciente, o pré – consciente se refere a conteúdos acessíveis e o consciente é aquilo que está presente, recebe informações do mundo exterior e do mundo interior.
Em 1923 mostra outra maneira deapresentar a ou enxergar a personalidade, aparece como um mundo estrutural que é o id, o ego, e o superego. Id é a parte de origem orgânica e hereditária, opera através do principio do prazer. O ego éde origem psíquica e surge a partir da necessidade de comunicação com o mundo, está ligado a realidade, tem ainda o controle das funções cognitivas como o fazer, planejar e pensar. O superegorepresenta os aspectos morais de normas e valores sociais, tem como função inibir os impulsos e exigências do Id.
Embutido existe os mecanismos de defesa do Ego, afirmava Freud que o comportamento é o...
tracking img