Resposta de exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios de Fixação – 2

1- Conceitue o que vem a ser Sistema Feudal e o situe cronologicamente na história da Europa Ocidental.
O feudalismo foi sistema que pouco a pouco substituiu a economia antiga e em termos cronológico, desenvolveu-se em quatro fases:
Formação; do século IV ao século IX
Cristalização; do século X ao século XIII
Transformação; do século XIV aoséculo XV
Desintegração; d século XIV ao século XVIII


2- Sobre o feudalismo europeu e suas principais características, explique o significado de cada item abaixo.


No plano econômico:
a) economia essencialmente agrária, voltada ao consumo local e tendência à auto-suficiência; se não bastassem a alta dependência das forças da natureza e da força motriz humana para a execução das tarefasprodutivas (decorrência do emprego de técnicas rudimentares de cultivo da terra), a Europa ainda enfrentava uma forte retração demográfica, ocasionada pelas epidemias e guerras,comuns na Europa daquele tempos.
A produção agrícola era, então, baixíssima e resultava em uma renda per capta
capaz de atender apenas precariamente á subsistência.

b) Reduzidos níveis de comércio e de circulação demoeda; no que toca á circulação monetária, daquela economia essencialmente agrícola, pouco se destinava às trocas, que, então, ocorriam em proporção desprezível. Normalmente, restringiam-se as unidades famílias e para fazer jus às obrigações para com o seu senhor.
O reduzido volume de comércio existente também encontrava forte óbice na deficiente infraestrutura rodoviária. As estradas,malconservadas e perigosas (construídas ainda pelos romanos), constantemente expunham seus usuários a salteadoras e dificultavam o transporte.

c) Predominância do trabalho compulsório, na tentativa de restaurar o antigo regime e preservar seu status, os nobres procuraram recrudescer e, muitos casos, restaurar as
relações de servidão, com o estabelecimento do trabalho compulsório e na revincu
laçãodo camponês a terra.

No plano político:
a) Fragmentação política e fragilidade do poder do rei em relação ao poder local dos senhores feudais.
Por força da descentralização do poder político, do reino do terror e da economia arruinada, os mais fracos buscavam a proteção dos mais fortes. O Rei detinha apenas o poder nominal sobre determinado territorial.
Mas, em tempos de paz ou guerra, opoder local do senhor feudal estava vedado á intromissão do poder real sobre recursos materiais ou vidas humanas sob sua proteção.

No plano social e jurídico:
a) Sociedade estamental: reduzida mobilidade social;
É esta, portanto, uma sociedade estamental, ou seja, na qual não há a possibilidade de ascensão social. Aos filhos, restava viver á maneira dos pais, avós e demais antepassados. Amentalidade4 medieval era impregnada pela tradição, elemento cujo principal papel baseou-se na perpetuação de crenças, costumes, visões de mundo.

b) Sociedade teocêntrica: mentalidade fortemente influenciada pela Igreja católica;
Alias, se houver um poder central durante a era medieval, este certamente teria sido exercido pela igreja, tal era o alcance de sua intervenção no âmbito das relaçõeshumanas. Durante a Idade Media, ser excomungado da igreja equivaleria atualmente á perda da cidadania, pois isto implicava em grave exclusão social. Em primeiro lugar, colocava-se a salvação da alma e a fidelidade aos preceitos da igreja, intermediária nesse processo e essencial à felicidade eterna.

c) Noção ¨privada¨de justiça, cabia ao senhor exercer as funções judiciais.
Acrescente-se aosenunciados acima o fato de que para haver feudalismo era necessária a instituição da servidão. Esta assegurava ao senhor feudal que o servo lhe devia lealdade e trabalho compulsório, assim como taxas e outras obrigações.

3- A respeito da chamada ¨Revolução Agrícola¨ iniciada no século IX:

a) Apresente as principais inovações tecnológicas introduzidas e os correspondentes impactos por elas...
tracking img