Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO RESPONDENTE

Quando classificamos um comportamento como reflexo ou respondente, sempre haverá um estímulo que ELICIA uma resposta.
Os reflexos primários ou incondicionados são,portanto, reações imediatas do organismo (respostas incondicionadas) eliciadas por eventos ambientais antecedentes específicos (estímulos incondicionados) SEM que haja a necessidade de que essa respostaseja condicionada (aprendida), daí a palavra “incondicionado”. 4 A função eliciadora do estímulo incondicionado resulta da história filogenética, ou seja, da história da espécie.

Os reflexossecundários ou condicionados são reações imediatas do organismo (respostas condicionadas) eliciadas por eventos ambientais antecedentes específicos (estímulos condicionados) após o organismo ter sidosubmetido a uma história de condicionamento (daí a palavra “condicionado”5). 5 A função eliciadora do estímulo condicionado resulta da história ontogenética, ou seja, da história de interações do indivíduocom o ambiente.

COMPORTAMENTO OPERANTE

os comportamentos respondentes são reações imediatas, “automáticas” que os
organismos apresentam quando são colocados em contato com estímulos antecedentesque exercem a função eliciadora. Há, porém, uma infinidade de outros comportamentos que podemos testemunhar todos dias no nosso cotidiano e que não se enquadram nesse modelo explicativo.

oscomportamentos que, ao invés de serem eliciados por estímulos (condicionados ou
incondicionados) antecedentes, são controlados por suas conseqüências. A estes comportamentos que são mantidos por seusconseqüentes chamamos de COMPORTAMENTOS OPERANTES.

São exemplos de comportamentos operantes: ler este passo, jogar uma pedra, escrever uma palavra, abrir uma porta, pensar, pressionar uma barra.Thorndike, então, propôs a Lei do Efeito para explicar aqueles comportamentos que
produziam efeitos “positivos” ao sujeito e que, por isso, eram repetidos mais e mais vezes

Foi então que Skinner,...
tracking img