Hormonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HORMÔNIOS:
São substâncias químicas produzidas por um grupo de células, numa parte do corpo e, secretadas na corrente sangüíneas, controlam ou ajudam no controle de outras células, em outra parte do corpo.
A secreção, como se faz diretamente na corrente sanguínea e não por ductos, como nas glândulas exócrinas, é denominada endócrina. As glândulas responsáveis pela secreção dos hormônios,portanto, são classificadas como glândulas endócrinas.
TIPOS DE HORMÔNIOS:
Podemos classificar os hormônios, quanto a natureza química dos mesmos, em 2 tipos:
Protéicos
São produzidos a partir de cadeias de aminoácidos. Geralmente são constituídos por pequenas proteínas ou fragmentos protéicos.
Esteróides
São sintetizados a partir do colesterol.
MECANISMOS DE AÇÃO DOS HORMÔNIOS:
Existemdiversos mecanismos através dos quais os hormônios agem em suas respectivas células-alvo e fazem-nas executar alguma função. Destes, 2 mecanismos são bastante importantes:
Ativação da adenilciclase e formação de AMP-cíclico intracelular – é o mecanismo geralmente utilizado pela grande maioria dos hormônios protéicos. O hormônio, uma vez ligado a um receptor específico localizado na membrana celular deuma célula-alvo, provoca a ativação de uma enzima intracelular (adenilciclase). Esta enzima converte parte do ATP intracelular em AMP-cíclico. O AMP-cíclico, enquanto presente no interior da célula, executa na mesma uma série de alterações fisiológicas como: ativação de enzimas; alterações da mermeabilidade da membrana celular; modificações do grau de contração de músculo liso; ativação desíntese protéica; aumento na secreção celular.
Ativação de genes – é o mecanismo como agem, geralmente, os hormônios esteróides. Através deste mecanismo o hormônio, de encontro à sua respectiva célula-alvo, penetra em seu interior e então liga-se a um receptor específico. Ligado ao receptor o hormônio atinge o núcleo da célula, onde genes específicos seriam então ativados. Com a ativação dedeterminados genes, moléculas de RNA mensageiro se deslocam para o citoplasma da célula e determinam a síntese de determinadas proteínas. Estas proteínas, então aumentam atividades específicas da célula.
PRINCIPAIS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS:
Hipófise (pituitária) Anterior - produz e secreta dezenas de hormônios. Os principais e mais bem conhecidos são: GH, TSH, ACTH, FSH, LH e PROLACTINA.
Hipófise(pituitária Posterior - secreta os hormônios (produzidos no hipotálamo): OCITOCINA e ADH (hormônio anti diurético).
Tireóide - produz e secreta: TIROXINA (T4), TRIIODOTIRONINA (T3) e CALCITONINA.
Paratireóides - produzem e secretam: PARATORMÔNIO.
Pâncreas - produzem e secretam: INSULINA e GLUCAGON.
Cortex das Supra Renais - produzem e secretam dezenas de hormônios.
Os mais importantes são: ALDOSTERONA,CORTISOL, HORMÔNIOS ANDROGÊNIOS.
Testículos - Produzem e secretam o hormônio masculino TESTOSTERONA.
Ovários - Produzem e secretam os hormônios femininos: ESTROGÊNIO e PROGESTERONA.
HORMÔNIOS HIPOFISÁRIOS
HIPÓFISE:
A Hipófise (ou Pituitária) é uma pequena glândula localizada em uma cavidade craniana chamada sela túrsica. É dividida em 2 partes, uma bem diferente da outra: Hipófise Anterior(Adenohipófise) e Hipófise Posterior (Neurohipófise).
ADENOHIPÓFISE:
Formada por tipos bastante variados de células, produz e secreta na circulação dezenas de hormônios.
Os mais importantes e bem conhecidos são:
HG (somatotropina) - hormônio do crescimento - promove um crescimento na maioria dos tecidos do nosso corpo.
TSH (tireotropina) - hormônio estimulante da tireóide - estimula ascélulas foliculares tireoideanas a aumentarem a síntese e liberação dos hormônios tireoideanos.
ACTH (corticotropina) - hormônio estimulante da córtex da supra-renal - estimula a córtex da glândula supra-renal a aumentar a síntese e liberação de seus hormônios.
FSH (gonadotropina) - hormônio folículo-estimulante - estimula o crescimento e desenvolvimento dos folículos ovarianos (na mulher) e a...
tracking img