Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo mostrar o papel das conseqüências no controle do comportamento. Com isso é possível perceber que, se depender das conseqüências que ocomportamento produz, pode ou não emitir comportamentos semelhantes no futuro. Definiremos esses conceitos, a partir dos experimentos realizados nas aulas práticas de Análise Experimentaldo comportamento II.
Podemos definir Discriminação Operante, por exemplo, como processo comportamental em que uma determinada resposta é emitida, ou seja, ela ocorre e acontece apenasdiante de estímulos antecedentes em ocasiões específicas, assim dizemos que o responder é diferencial diante desses estímulos. (LARGURA & BASQUEIRA, 2011)
Outro conceito o qual podemosdefinir Discriminação Operante é que ele consiste na presença de um estímulo discriminativo (Luz), onde o sujeito teria de discriminar que na presença de luz ele será reforçado.
O TreinoDiscriminativo consiste em reforçar o comportamento na presença do Sd e colocá-lo em extinção na presença de SΔ. (MOREIRA, M; MEDEIROS, C.A, 2007)
Já Reforço Condicionado são reforçadoresque adquirem sua capacidade de reforçar por meio da relação com outros estímulos já efetivos como reforçadores. (CATANIA, C, 1999)
Encadeamento são seqüências de comportamentos como umasucessão de operantes diferentes, cada um definido pela conseqüência reforçadora de produzir uma oportunidade de emitir o próximo, até que a seqüência seja terminada por um reforçador.(CATANIA, C, 1999)
Estímulo Discriminativo são estímulos que exercem controle sobre o comportamento operante, ou seja, estímulos que antecedem uma resposta e que sinalizam que uma dadaresposta produzirá conseqüência reforçadora definido por Largura & Basqueira (2009).
E por fim o Estímulo delta (SΔ) onde são os estímulos que sinalizam que uma resposta não será reforçada.
tracking img