Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uniesp

Disciplina: Psicologia

Aula 1 – Psicologia ou Psicologias

Psicologia científica X “Psicologia” do senso comum

Domínios do conhecimento humano: senso comum; ciência; filosofia;arte; religião.

O que é ciência? Porque a psicologia é uma ciência?

Qualidades da ciência: objeto de estudo definido; linguagem rigorosa; métodos e técnicas específicas bem definidas (contexto deprodução do conhecimento); processo cumulativo de desenvolvimento; mecanismos de autorregulação e autocorreção.

Ciências Humanas X Ciências Exatas

Ciências Humanas: o problema do isolamento e daobjetividade radical quando se lida com o objeto de estudo humano – o conhecedor inserido na categoria a ser conhecida.

Objeto ou objetos de estudo da psicologia?
Alma; comportamento;inconsciente; consciência; emoções; relações; mente; personalidade?

A psicologia estuda o humano e cada psicólogo, enquanto humano, possui uma concepção de Homem (de origem social, histórica, política,religiosa, intelectual) que define a maneira como abordará o mesmo enquanto objeto de investigação científica.

Mas o que distingue a psicologia das demais ciências humanas?
O foco na subjetividadehumana: o ser humano em todas as expressões que constituem a sua síntese e organização singular e individual; o “mundo” ou conjunto de ideias, significados, emoções e ações construídos e constituídosinternamente pelo sujeito a partir de suas relações com o ambiente que o cerca; tal síntese ao mesmo tempo em que nos identifica e individualiza, por ser única, nos iguala, por ser produto depotencialidades que são, acima de tudo, patrimônio de nossa Humanidade; uma subjetividade é um, dentre muitos, modo de ser-agente possível.

A subjetividade está sempre em movimento e transformação.Surgimento da psicologia como disciplina científica (desmembrada da filosofia): 1879, com a criação do primeiro Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia, em Leipzig, Alemanha, por Wilhelm Wundt:...
tracking img