Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Discorra sobre as principais correntes da psicologia do desenvolvimento( Ambientalista, Inatista e Interacionista

Introdução
Inatismo, ambientalismo e interacionismo
Muita gente vem tentando, ao longo do tempo, explicar o comportamento humano. Seguindo orientações da filosofia idealista e apriorista, alguns estudiosos desenvolveram a teoria inatista ou nativista, baseada na crença de que ascaracterísticas fundamentais do ser humano (personalidade, aptidões, capacidade mental etc.) estão definidas já no nascimento e são resultado do patrimônio genético que cada um de nós carrega. Com base nesses conceitos, os inatistas criaram uma série de formulações controversas, tais como as teses eugenistas e psicométricas (os famosos testes de Q.I.). Uma segunda explicação, inspirada nopositivismo e no empirismo, predominou durante a primeira metade do século XX: a concepção ambientalista. Segundo essa corrente, as características individuais são determinadas pelas influências do meio social. No âmbito científico, as duas teorias estão praticamente superadas, já que seus defensores não conseguiram provar empiricamente suas idéias. A maior parte dos estudos contemporâneos indica que odesenvolvimento humano é bem mais complexo do que pregam o inatismo ou o ambientalismo. Pesquisas mostram que os traços mentais e comportamentais das pessoas não estão prontos ao nascer nem tampouco resultam exclusivamente das influências ambientais. Conhecidas como interacionistas, essas novas teses pregam a operação simultânea, complementar e interativa entre os fatores biológicos e culturais. Sobessa ótica, os sujeitos constituem seu modo de ser e de raciocinar por meio das inúmeras interações sociais e experiências que vivenciam — e que serão sempre únicas.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Concepção Ambientalista de Desenvolvimento
Segundo Davis (1994), a concepção ambientalista dá enorme importância ao ambiente ao desenvolvimento humano. Esta ideia tem origem no empirismo,corrente filosófica que enfatiza a experiência como fonte de conhecimento, sendo possível controlar estes fatores de desenvolvimento por meio da manipulação.
A autora lembra que o principal precursor do ambientalismo é o norte-americano B.F. Skinner, que se propôs a construir uma ciência do comportamento defendendo a ideia de medição, comparação, experimentação, previsão e controle. Assim, priorizandoos aspectos observáveis, Skinner desconsidera outros como raciocínio, desejos e fantasias.
Skinner e os defensores da concepção ambientalista crêem que o indivíduo sempre tentará aumentar prazeres e diminuir dores e, para criar determinado comportamento, basta levar em consideração esta ideia. Assim, ao manipular elementos do ambiente, chamados por eles de estímulos é possível manipular ocomportamento.
Davis esclarece que os ambientalistas tentam reforçar reações positivas e punir ações negativas. Ela dá o exemplo de elogiar uma criança quando esta arruma seu quarto, para reforçar ação positiva e fazer a criança pagar por ter quebrado uma vidraça, como punição para sua ação negativa, pois assim, ela tomará mais cuidado ao jogar bola.
Há ainda o procedimento que pretende acabar comalguma ação. A extinção é usada, Por exemplo, como conta a autora, para acabar com a bagunça de um aluno que pretende chamar a atenção da professora com tal ação. Ao fingir que não percebe o comportamento do aluno, a professora retira totalmente seu estímulo e a criança para de fazer bagunça para chamar a atenção.
Davis conta que mais recentemente, teóricos também acreditaram que o comportamentohumano também é modificado pela observação de ações das pessoas. Quando o comportamento é reforçado, tende a ser imitado, e quando punido, tende a ser evitados.
A autora ainda fala sobre o conceito de generalização, para explicar que quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, tende a reaparecer. Quando uma criança aprende a palavra “cachorro”, tende a chamar qualquer animal de...
tracking img