Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPOWERMENT FERRAMENTA ESSÊNCIAL PARA AS EMPRESAS


RESUMO

No atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Assim, esse artigo objetiva apresentar o empowerment como uma contribuição dos recursos humanos para as empresas, unificando todas as áreas da mesma desde oscolaboradores, quanto a mais alta gerencia. Sendo assim, um conceito básico para o termo empowerment, significa a descentralização dos poderes pelos vários níveis hierárquicos da empresa, o que possibilita um maior nível motivacional para os colaboradores, proporciona maior liberdade de iniciativa, com muito mais benefícios para toda a organização. Inicia pela delegação de autoridade a um determinadoindivíduo ou grupo dentro da empresa, sendo no entanto acompanhado e apoiado pelas chefias. Cada indivíduo deverá ter o poder necessário e suficiente para controlar o seu próprio trabalho, reduzir custos e promover a eficiência e a motivação. Este conceito esta cada vez mais seguido no meio empresarial, pois é entendido como um fator determinante de sucesso a longo prazo.

Palavras-chave:Empowerment, Eficiência, Satisfação dos Funcionários, Responsabilidade.

1. INTRODUÇÃO

Vive-se hoje na era da informação, onde a característica principal são as mudanças, que se tornaram rápidas, imprevisíveis, turbulentas e inesperadas. Além disso, os impactos das alterações do ambiente sobre a gestão das empresas são bastante significativos, notadamente nas políticas de recursos humanos.O empowerment baseia-se assim na convicção de que as empresas devem providenciar oportunidades e apoio para o crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores, designadamente através da formação profissional. Neste contexto, o conceito de empowerment está também intimamente ligado à gestão de recursos humanos nas empresas.
Sendo assim empresas que tornam os funcionários aliadosna tomada de decisão só têm a ganhar. Quando o empowerment é aplicado corretamente e se torna parte da cultura, ele se torna um diferencial estratégico.


2. CONTEXTO E ORIGEM DO EMPOWERMENT NO CONTEXTO ADMINISTRATIVO

De acordo com Cíntia Pierote de Oliveira e Valdevino Krom desde a década de 70 percebe-se um esgotamento do modelo taylorista/fordista de produção. A grande quantidadede produtos similares disponibilizados a um mercado onde cada vez mais se exige qualidade, preço competitivo e inovação, impõe uma busca nas organizações de um novo modo de pensar quanto à agregação de valor aos bens e serviços, com uma produção mais enxuta, mais eficiente e mais eficaz.
Na década de 20 as idéias de Taylor e Fayol, grandes pensadores da Abordagem Clássica da Administração,enfatizavam a preocupação e o aumento da produtividade da empresa por meio da eficiência máxima dos operários. A principal característica dessa abordagem era a separação do planejamento e execução do trabalho. Taylor possuía o foco dos estudos na tarefa, a nível operacional, seguindo um caminho de baixo para
cima e das partes para o todo dentro da empresa e Fayol, deu ênfase à estruturaorganizacional. A Teoria Clássica caracterizou-se pelo seu enfoque prescritivo e normativo, determinando as funções administrativas e criando princípios para norteá-
las.
Na década de 60, Elton Mayo surge com uma critica ao Taylorismo sugerindo que o envolvimento dos trabalhadores em decisões gerava um beneficio moral aos mesmos.
Na década de 70, com a crise do modelo clássico deAdministração, surge um grande interesse na participação de trabalhadores em processos decisórios das organizações, como uma forma de “democratização industrial”. Em meados de 1980 com novas formas de envolvimento de trabalhadores em círculos de qualidade, na formação de equipes e nos benefícios compartilhados como forma de motivação, surge uma nova ferramenta de gestão conhecida como empowerment....
tracking img