Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma pesquisa é um procedimento reflexivo minucioso e sistemático de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.

CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS

Pesquisa Básica: que gera conhecimentos para o avanço da ciência sem aplicação prática imediata. Envolve verdades e interesses universais.

Pesquisa Aplicada: que gera conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução deproblemas concretos e específicos. Envolve verdades e interesses locais.

FORMAS DE ABORDAGEM DOS PROBLEMAS DE PESQUISA

Pesquisa Quantitativa: É aquela que possui ênfase nos elementos quantificáveis, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas.

Pesquisa Qualitativa: é aquela em que há umarelação dinâmica e interpretativa entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. O processo e seu significado são os focos principais deabordagem. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente.

OBJETIVOS DA PESQUISA

Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.

Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de levantamento.

Pesquisa Explicativa: visa identificaros fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental.

MÉTODOS DE PESQUISA

Um método científico é um conjunto de procedimentos operacionais que se devem empregar numa pesquisa. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa.BASES LÓGICAS DOS MÉTODOS DE PESQUISA

RACÍOCÍNIO DEDUTIVO: proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão.Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras.

RACÍOCÍNIO INDUTIVO: proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume. Considera que o conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios preestabelecidos. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos darealidade concreta. As constatações particulares levam à elaboração de generalizações

RACÍOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO: proposto por Popper prevê que a experiência científica é seletiva, ou seja, considera os aspectos que serão tidos como relevantes. Desse modo, não pode oferecer certeza absoluta. Recusa-se o caráter indutivo da ciência e defende a ciência como parte da teoria e não da observaçãoonde o erro é fator dinâmico do progresso. Só tem caráter científico a teoria que for refutável, sendo que não se pode demonstrar a verdade de nenhuma teoria científica, mas apenas a sua falsidade;

TIPOS DE PESQUISA
(procedimentos técnicos)

Pesquisa Bibliográfica (síntese de pesquisa): quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de...
tracking img