Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 115 (28612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAMARA MUNIZ SOARES












PROFISSIONAL DE SAÚDE E USUÁRIO DE DROGAS:
ATITUDES E NORMAS SOCIAIS






Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para obtenção do Título de Psicólogo.

Orientador: Profª. Msc. Elisa DiasBecker Reifschneider

























Brasília
2010






[pic]








Monografia de autoria de Samara Muniz Soares, intitulada “PROFISSIONAL DE SAÚDE E USUÁRIO DE DROGAS: ATITUDES E NORMAS SOCIAIS”, apresentada como requisito parcial para obtenção do Título de Psicólogo da Universidade Católica de Brasília, em (data de aprovação EU ESPERO),defendida e aprovada pela banca examinadora abaixo assinada:




Profª. Msc. Elisa Dias Becker Reifschneider
Orientadora
Graduação curso de Psicologia – UCB




Profª. Msc. Maristela Muniz Gusmão
Graduação curso de Psicologia – UCB




Brasília
2010Dedico este trabalho primeiramente a Deus que tem me dado força para prosseguir. A minha família que esteve presente em todos os momentos da minha vida. E também a mim, que de alguma forma me permitir experimentar um novo saber.
AGRADECIMENTO

Agradeço a voluntariedade e participação da Mansão Vida, e os participantes do Hospital Regional de Samambaia pordisponibilizarem tempo, espaço e esforço. A Profª. Msc. Elisa Dias Becker Reifchneider por me aceitar como orientada, oferecer seus horários disponíveis, seu período de férias e provavelmente ter aumentado a conta de telefone para ajudar na resolução da monografia. Pelo namorado da minha orientadora que disponibilizou seu livro que ainda não foi publicado, por ter agüentado várias ligações e ter comparecido aalgumas orientações.









































RESUMO


Referência: SOARES, Samara Muniz. Profissional de saúde e usuário de drogas: atitudes e normas sociais. 2010. 26p. Psicologia - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.


O objetivo do presente estudo é caracterizar a atitude do profissional de saúde no trato com usuáriode drogas, relacionando com o tipo de tratamento que ele julga freqüente no sistema de saúde. O estudo procura identificar os estereótipos e a aceitabilidade dos padrões de atenção a saúde dos profissionais de saúde em relação ao usuário de drogas. A coleta de dados foi realizada em duas instituições de saúde no Distrito Federal com profissionais de saúde que têm ou tiveram contato com usuário dedrogas em suas atuações. O bloco de profissionais de saúde foi formado por: estagiários de enfermagem, técnicos em enfermagem, enfermeiros e psicólogos. Foi solicitado aos participantes que julgassem descrições de situações de atendimento a pacientes quanto ao grau de aprovação das condutas descritas e a frequencia destas condutas entre pares. Os participantes responderam ainda questões referentesa estereótipos de usuários de drogas. Os resultados apontaram que, para cada grupo de profissionais, não houve conformidade entre a atitude e a norma descritiva referente aos tipos de atendimentos prestados, e não uma caracterização única do estereótipo de usuário de drogas por parte dos profissionais. Estes resultados são interpretados em termos da discrepância entre conhecimento obtido durantetreinamento formal e demandas da situação de trabalho real, ignorância pluralística e desejabilidade social.


Palavras-chave: Atitudes. Norma descritiva. Estereótipos.Profissionais de saúde. Usuários de drogas.


















ABSTRACT


The aim of this study was to characterize the attitude of healthcare professionals in dealing with drug users, relating to the...