Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

“E NO PRINCIPIO ERA O VERBO!” A Bíblia, livro milenar, já traz a importante função da palavra, ela funda o homem como sujeito, o diferencia dos animais, lhe capacita expressar o que pensa e sente.
Vários autores referem-se ao uso da comunicação como algo norteador do desenvolvimento da humanidade, a palavra atravessa o homemenquanto sujeito, lhe possibilitando viver em sociedade. Os primatas usavam de força e resolviam suas “pendengas” usando-se de força física, sua forma de comunicação se dava através de golpes de tacape. Com a evolução humana e social a palavra foi ganhando seu espaço e cada vez mais se estuda e se considera a importância de seu uso nas e para as comunicações, trocas informações, exposição deidéias, negociações, propagandas, relacionamentos, busca de entendimentos, julgamentos etc.
A única possibilidade que o homem tem de relacionar-se com o outro é através da comunicação. O homem é um ser totalmente relacionável, ele é o único ser que não age por instinto, mas que é educado, que tem uma linguagem que possibilita expressar o que pensa, sente. Há teses de que os animaisirracionais também estabelecem formas de comunicação, porém, o homem é o único ser que consegue desenvolver intelectualmente idéias e consegue transmiti-las a outros e que necessita disso para viver.
Há uma história que relata a experiência realizada na América do norte onde Cientistas colocaram recém nascidos em um berçário isolado de outras crianças, esses bebês eram alimentados porsonda e sua higiene era realizada através de pessoas que vinham com luvas de borrachas para evitar o contato com calor humano e não podiam estabelecer nenhum tipo de comunicação, com o passar dos dias esses bebês foram definhando ao ponto de quase vir a óbito. Essa história vem confirmar que o homem necessita do olhar, do desejo, do toque, isso é o que lhe garante inclusive a vida.Freud desenvolveu a tese da vida intra-uterina afirmando que a criança escuta, sente tudo que a mãe sente desde a gestação e essa comunicação será fator importante em seu desenvolvimento, em suas relações interpessoais, em sua estima. Assim sendo observamos a importância da comunicação.
Toda forma de comunicação é importante, seja ela por mensagem, gestos, sons, imagens, símbolos,códigos, olhares, e palavra. Comunicar é compartilhar com o outro aquilo que é importante que se possa ser entendido, compreendido e até auxiliado.
Dentro das empresas a valorização da comunicação muitas vezes salva vidas, salva negócios, salva relacionamentos, cria e alimenta amizades, e a falta de comunicação comprovadamente, faz perder importantes negócios e colaboradores bem comoclientes e o próprio produto.
As formas de comunicação mais usadas são as escritas, verbais, não verbais, eletrônicas. Mas também tem as atípicas como observação de ruídos e códigos, como por exemplo, o Morse.
Dentro das empresas a comunicação é fundamental. Para que o trabalho flua com tranqüilidade a comunicação deve ser estabelecida como prioridade. Uma formamoderna de comunicação é a desenvolvida em Rede onde funcionários, coordenação, diretoria devem procurar estar em constante contato, trocando informações seja por qualquer forma de comunicação buscando harmonia de linguagem, considerando todos os setores como importantes e necessários para que consigam obter bons resultados em seus trabalhos.
A boa comunicação dentro da empresa,além de privilegiar o bom andamento do trabalho também facilita a comunicação externa com clientes, consumidores, fornecedores. Se um cliente liga para a empresa e o funcionário que atende-lo não souber passar informações, não estiver a par do que acontece em seu meio de trabalho, ele pode por em risco a idoneidade da empresa, ou seja, um setor que não tem informação, toda a empresa paga o...
tracking img