Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolver é aprender novos comportamentos, isto é, aprender é aumentar o repertório comportamental. Só pode haver um aprendizado quando o desenvolvimento chega ao ponto mínimo, o qual tornapossível o aprendizado, isto é, o desenvolvimento precede o aprendizado. Em outras palavras, para aprender alguma coisa, a pessoa tem de ter desenvolvido algumas condições anteriores. Devemos ter odesenvolvimento como um potencial e que a ajuda de um outro, leva ao desenvolvimento da pessoa. Ou seja, o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento que operam quando a pessoa interagecom outras pessoas do seuambiente e com ajuda de seus companheiros. A aprendizagem é fundamental ao desenvolvimento dos processos internos na interação com outras pessoas, mesmo que sejamos adultos,estamos sempre e desenvolvimento e aprendizagem, porque aprendemos constantemente.

Portanto, o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida de umacriança,muito antes de ela freqüentar a escola e se tornar um adulto sociável.

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Os processos de desenvolvimento e aprendizagem são diferentes, mas serelacionam.
Na psicologia existem diferentes formas de interpretar os processos de desenvolvimento e aprendizagem. Segundo Vigotski aprendemos e nos desenvolvemos com as pessoas com que nosrelacionamos, para ensinar ou aprender é preciso estar junto, interagindo com o outro.
Devemos tentar atuar na zona proximal do desenvolvimento, não ensinar aquilo que já sabe, mas também não ensinar aquilo queestá longe de poder aprender.

TIPOS DE COMPORTAMENTOS

Comportamento Assertivo: afirmação dos próprios direitos e expressão de sentimentos e crenças de maneira direta, honesta e apropriada quenão viole os direitos das outras pessoas.
Comportamento Agressivo: explosivo, usa sentimentos, depois se arrepende. Viola o direito dos outros.
Comportamento Inassertivo: perde a oportunidade...
tracking img