Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho é o resultado de pesquisas feitas pelo grupo, através de livros, e internet sobre alguns dos grandes nomes que marcaram a história da psicologia e da educação que são Sigmund Freud, Jean Piaget, Lev Vigotsky, Henri Wallon e Burrhus Frederick Skinner, todos com um objetivo único de  transformar as teorias e as formas de aprendizagem.
De acordo com as pesquisas, asprincipais teorias de Freud, sendo elas como entender as causas das neuroses das pessoas, quais os traumas que trouxeram essas neurose, encontramos também três pilares importantes  que Freud trouxe que são id,o ego, e superego;  a questão da sexualidade que houve um percurso de muita polemica na época, uma outra questão são as etapas do complexo de Édipo, e o de Eletra; as fases genital, oral, anal,são essas teorias que mais marcaram a historia de Pesquisas e estudos de Freud.
E nas pesquisas que realizamos sobre Piaget, foi feito grandes análises sobre o desenvolvimento da inteligência humana, trazendo teorias que contribuem e muito na área da educação. No trabalho conta sobre as teorias da adaptação, assimilação, e acomodação, e os períodos sensório motor, o simbólico, o operatórioconcreto e  o operatório abstrato. A seguir as teorias completas no trabalho.
Vigotsky, com sua psicologia social histórica, fala sobre a interação do individuo com o meio, que o meio influencia a pessoa, de acordo com sua história, com os seus acontecimentos.
Piaget e Vigotsky ambos falam do desenvolvimento humano, porem Piaget enfatiza o desenvolvimento biológico, dado por estágios, já Vigotskyfala do desenvolvimento interacional, do individuo com a sociedade.
Henri Wallon acredita que o conhecimento se dá através da afetividade, do amor, da felicidade, e que esses sentimentos incentivam o aluno, foi o primeiro a levar em consideração o sentimento dos alunos.
Skinner também apresentado nesse trabalho, Behaviorista, trabalhava com a psicologia comportamental, onde mostra que osindivíduos são condicionados, são treinados para agir de acordo com o que a sociedade determina. E que cada resposta dada, foi estimulada por algo.
O objetivo das pesquisa, deste trabalho é entender um pouco mais sobre a pedagogia, como ensinar nossos futuros alunos de acordo com as teorias desses psicólogos, que fazem a gente compreender algumas atitudes das pessoas e é claro dos alunos, para quesejamos cada vez mais capazes de lidar com os desequilíbrios que surgirão, sem rotula- los por falta de conhecimento.

CAPITULO 1
SIGMOND FREUD
1.1 FREUD E SUAS TEORIAS
Freud nasceu em 1856, em Freiberg na Maravia.Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise. Quando Freud tinha 4 anos, mudou-se para Viena com os pais, onde começou seus estudos aos 17 anos de idade. Fez medicina naUniversidade de Viena, se especializando primeiramente em neurologia.
Seus estudos foram os pioneiros de sua carreira, e de suas motivações. Ele trabalhou muito tempo a elaboração da psicanálise.
Freud começou suas teorias com a hipnose, para ajudar os pacientes que tinha problemas de histeria, pessoas com problemas psicos. Então ele usava métodos para facilitar o entendimento dos acontecimentos na vidadas pessoas através dos movimentos das pessoas, dos gestos, ele analisava profundamente as reações dos pacientes, ou seja suas conclusões consistiam em estabelecer relações entre tudo o que o paciente mostrava.
Após a hipnose, Freud criou um novo método para avaliar seus pacientes, o Divã, onde era feita uma analise através da associações de idéias, do dialogo,deixando o paciente confortável erelaxado, e com isso fizesse um esforço para lembrar de fatos que ocorreram e o deixou com alguns distúrbios.
Conforme Freud ia pesquisando e investigando, ele resolveu deixar de lado a Hipnose e o Divã, para trabalhar profundamente na psicanálise.
Seus métodos psicanalíticos era estabelecer relações com tudo aquilo que o paciente mostrava através de conversas, comentários feitos por ele, e...
tracking img