Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia das Organizações

Sou um indivíduo na sociedade? Por quê?

O objeto principal da psicologia social é o indivíduo em sociedade e não asociedade propriamente dita. O fato de não vivermos isoladamente mas, ao contrário, de estarmos em constante interação com nossos familiares, com nossos amigos, comnosso chefes, com nossos subordinados, com nossos pares, etc, a circunstância de sermos animais sociais que não podem prescindir do relacionamento com o outro,faz com nosso pensamento e nosso comportamento sejam afetados por esta realidade e mostra que somos indivíduos na sociedade.

As mudanças nas formas devida em sociedade independem do planejamento individual, bem como também ele existe só porque existe um grande número de pessoas e que ele só funciona porquemuitas pessoas – individualmente – querem e fazem certas coisas.

Assim temos dois caminhos: há um lado que afirma ser possível isolar o indivíduo das suasrelações com as demais pessoas, por outro lado, há os que afirmam que não existe lugar apropriado às funções psicológicas do indivíduo singular.

Háoutros vários aspectos que influenciam a afirmação acima, com isto percebemos que qualquer idéia relacionada com o tema é tida como uma tomada de posição para umdos lados, isto é, ou se fala que o indivíduo é mais importante que a sociedade, ou que a sociedade é mais importante que o indivíduo. Os conflitos são, portanto,inevitáveis. Esquece-se que a questão não é saber quem é o mais importante, mas sim em saber que nem o indivíduo, nem a sociedade existem um sem o outro.
tracking img