Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Psicologia Hospitalar

A psicologia hospitalar tem como objetivo a minimização do sofrimento provocado pela
hospitalização, sendo que esta deverá levar em consideração diversosaspectos, um leque amplo de opções de atuação, tem características próprias, adequadas e específicas ao âmbito hospitalar e que interferem diretamente na inserção e no desempenho técnico dopsicólogo. Além disso, os objetivos do psicólogo em sua atuação hospitalar abrangem a assistência psicológica que prestada aos pacientes e seus familiares, a produção de conhecimentopsicológico na área através de sua experiência e, por essa mesma experiência, a contribuição de alguma forma para o aperfeiçoamento de outros psicólogos e de outros profissionais de saúde. O alcancedestes objetivos implica em uma atuação coordenada e interativa entre os diferentes profissionais envolvidos com paciente, apresentando uma contribuição interdisciplinar, científica e metodológicade cada área do saber humano. (Angerami- Camon, 2001)
A atuação do psicólogo hospitalar é permeada pela multiplicidade de solicitações, o que
exige do profissional uma consistente e rápidacapacidade de ação emergencial. O hospital desmobiliza a segurança e a tranqüilidade do consultório tradicional, levando o profissional a realizar seus atendimentos entre macas nopronto–socorro, no centro cirúrgico ou ao lado dos leitos nas enfermarias e muitas vezes, conjuntamente aos procedimentos terapêuticos e rotinas hospitalares
O psicólogo precisa ter muito claro que suaatuação no contexto hospitalar abrange não
apenas a hospitalização em si, em termos específicos da patologia que eventualmente tenha originado a hospitalização, mas também as seqüelas edecorrências emocionais dessa hospitalização. Nesse sentido então, o psicólogo atua de modo preventivo, evitando o agravamento e a permanência de determinados problemas. (Angerami – Camon, 2001).
tracking img