Quiabo

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
O quiabo (Hibiscus esculentus) é uma hortaliça de clima quente, tem sua origem na África e pertence à família do hibisco. Os maiores produtores são Índia, Nigéria, Egito, Paquistãoe Gana e os estados brasileiros que mais produzem o quiabo são Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Seu período de safra vai de janeiro a maio. Foi trazido para o Brasiljuntamente com os escravos e tornou-se exemplo dentro da culinária brasileira.
Os quiabos tem formas de capsulas, são verdes e peludos e possuem uma goma viscosa. O ponto ideal de colheitaé no momento que os frutos estão cheios, tenros e firmes, e sua ponta é facilmente quebrada quando dobrada. Se sua ponta dobrar mas não quebrar, é sinal de que estão murchos oufibrosos. Na hora da compra é melhor optar pelos frutos firmes, sem manchas e com o comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve ser consumido rapidamente pois o quiabo fica murcho eescurece com facilidade.
O preparo culinário é muito fácil e bem variado, basta retirar suas pontas e pode ser cozido, frito ou refogado. Pode ser utilizado para dar espessura emalguns pratos e sua viscosidade pode ser diminuida ensopando-o durante trinta minutos em vinagre diluído em água ou limão durante o cozimento.
Faz parte de alguns pratos típicosregionais como o caruru (quiabo com camarão seco) ou mesmo na culinária mineira, o frango com quiabo. Além de ser muito popular na cozinha crioula e Cajun.
Rico em vitamina A, émuito importante para a visão e para pele, além de proteger o fígado. A vitamina B1 e a B2 também estão presentes. A primeira é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso e asegunda, é muito importante para o crescimento, principalmente na adolescencia. Por ser um fruto de fácil digestão, é indicado a pessoas com problemas digestivos e intestinais.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quiabo
  • Quiabo
  • Cultura do Quiabo
  • Quiabo Desidratado
  • Quiabo auxiliar de floculante
  • Registro e Proteção de Cultivares: Quiabo
  • Revoluçã Industrial abordando abóboras e quiabos
  • Alerta sobre os efeitos fitoterápicos do quiabo em relação ao diabetes.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!