psicologia e enfermagem

Páginas: 4 (802 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014
UFPE, 18/03/2013

Aluno: José Manoel Vieira de Melo Neto
Curso: Enfermagem
Período: 3º

TRABALHO DE PISCOLOGIA

O que é psicologia? É o estudo científico do comportamento e dos processosmentais, não levando apenas em consideração o estado mental do individuo como unidade mas como parte integrante de um meio social altamente influenciador em seus aspectos: emocionais, motores ecognitivos.
Qual a importância da psicologia para o profissional de enfermagem?
Ajudar a compreender melhor as pessoas e a fortalecer possíveis vínculos com a equipe com a qual trabalha além de transmitirconfiança para o paciente através de um estado emocional maduro contribuindo para uma comunicação interpessoal coerente e objetiva. Conhecer a si mesmo e portanto tomar decisões e solucionarproblemas com maior clareza no dia a dia, assim como conhecer suas limitações e criar e manter vínculos sociais de uma maneira benéfica. Tornar o profissional compreensível diante das necessidades dopaciente buscando orientá-lo e a família de uma maneira que vise a importância do tratamento e adequar a vida do paciente da melhor forma possível. Conhecendo a forte atuação do campo emocional na vida doprofissional este poderá conter grandes danos do mesmo para si e na equipe diante do estresse e cansaço no trabalho assim como poder usar de maneira prudente para melhorar o desempenho da equipe.Pontuar 2 temáticas dadas em sala de aula e a relação delas em suas percepções como pessoa, estudante e futuro profissional:

Disfunções do desenvolvimento e síndromes: dentro desse contextotrabalhamos em sala com: Síndrome de Donw, autismo,... A síndrome de down que é caracteriza pela trissomia do cromossomo 21, podendo levar a diferentes estágios (dependendo do indivíduo) de baixa capacidadecognitiva,... Na infancia as microestruturas (família, colegas) são agentes que irão influenciar fortemente a personalidade da criança e requerem por tanto uma atenção especial. O autistas possuem um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem e a psicologia
  • Psicologia na enfermagem
  • Psicologia e a Enfermagem
  • Psicologia medica na enfermagem
  • Psicologia aplicada na enfermagem
  • FICHAMENTO: PSICOLOGIA APLICADA Á ENFERMAGEM
  • Relação da psicologia com a enfermagem
  • A importância da psicologia na enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!