Psicologia pra que?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA PRA QUÊ?

Samuel de Faria Ferrato Machado

Ciências sociais 2º ano – noturno

Desde o surgimento do homem como animal racional, nos questionamos sobre alguns desejos esentimentos que passam constantemente em nossas cabeças, as tensões, os alívios, as paixões, os medos. É a partir desses questionamentos que surge a necessidade de um estudo mais aprofundado da mente humana.O início de tal estudo se deu na Grécia Antiga, onde filósofos já citavam a mente humana dotada de uma transcendencialidade que arremete para além da parte física, compreendendo a função cerebral comomediadora das funções mentais. Desde seu surgimento - em Leipzig no ano de 1879 - esse estudo abrange objetos cada vez mais presentes no cotidiano humano e atualmente conquista o status de ciência:trata-se, pois, da ciência que visa entender o comportamento do homem e sua interação com o meio e denominada psicologia.

Passando rapidamente pela história das teorias da psicologia podemosperceber que essa ciência também não fugiu do “regionalismo cientifico” uma vez que a psicologia moderna sofreu influências do empirismo inglês e do racionalismo francês. A psicologia possui grandesnomes que são do conhecimento até de pessoas que não são estudiosas da área como: Freud e Jung.

A psicologia é uma ciência importante para muitas áreas, compreendendo não só o homem, mas tambémos animais a psicologia contribui em pequenos conflitos como descobrir a causa de um pequeno medo até em áreas de extrema importância, como a elaboração de leis. Isso se dá visto que, a compreensãoda mente humana não gira em torno de um indivíduo e sim do todo, analisar a mente humana é compreender que o homem é um ser social e que essa interação com outros homens não possui somente um ladopositivo, mas também é a causa de grandes transtornos.

De acordo com as teorias psicológicas os transtornos são criados a partir das frustações, quando o bebê nasce o mundo em volta dele já...
tracking img