O processo gerencial e a contabilidade das organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO GERENCIAL E A CONTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES



RESUMO
Este artigo foi produzido com a finalidade de apresentar a influência da contabilidade nas organizações, possibilitando a avaliação de aspectos inerentes ao processo produtivo, uma vez que o mesmo é uma combinação de ações na transformação de elementos que proporcionam a obtenção de um produto final. Dentre os váriosaspectos estudados, provou-se que a contabilidade pode fornecer informações visando um melhor aproveitamento dos recursos da empresa. Isto é o que busca esclarecer o artigo: O Processo Gerencial e a Contabilidade das Organizações, a partir de subtema: A Influência da Contabilidade no Processo Produtivo. Foi utilizado como método de pesquisa à análise qualitativa e a pesquisa bibliográfica dos conceitosmais importantes do processo produtivo na contabilidade.

Palavras-chave: Processo produtivo; Contabilidade; Custos; Ferramentas contábeis.

INTRODUÇÃO
A partir do tema “O processo gerencial e a contabilidade das organizações”, será estudado o suporte que a contabilidade oferece para a gestão das organizações, possibilitando a avaliação de aspectos inerentes ao processo produtivo,uma vez que o mesmo é uma combinação de ações na transformação de elementos que proporcionam a obtenção de um produto final.
A importância desta proposta está no fato de servir como ferramenta para contribuir no crescimento das empresas, pois a partir do momento que o administrador tem a sua disposição informações concretas sobre sua organização é possível avaliar qual o desempenho alcançado. Aescolha deste tema se deve ao reconhecimento da necessidade de auxiliar os gestores a alcançar as metas da organização no processo produtivo.
A contabilidade fornece ferramentas que contribuem para esta gestão, exemplo disto é como as empresas computam os custos dos materiais utilizados em sua produção, o que servirá como base para a formação de seu preço de venda. Para que isso seja possívelos estoques devem ser contabilizados de forma criteriosa, bem como as despesas, gastos e custos, para que a empresa determine quando eles estão em níveis normais ou abaixo do esperado.
Assim, pergunta-se: “Como a contabilidade pode influenciar nas estratégias e nas operações dentro do processo produtivo?”, de modo à contribuir para que a empresa atinja o alvo pré-estabelecido com sucesso.Objetivos

▪ Objetivo Geral

Demonstrar como a Contabilidade pode fornecer ferramentas para apoiar os gestores das organizações com informações úteis para suas decisões estratégicas e operacionais no processo produtivo.

▪ Objetivos Específicos

• Identificar as principais necessidades dos gestores no que se refere a informações para decisões futuras;
• Avaliarquais ferramentas da contabilidade podem ser utilizadas para avaliação do desempenho das organizações;
• Demonstrar a utilização das ferramentas apresentadas no cotidiano das empresas.

ASPECTOS METODOLÓGICOS

A partir dos propósitos pré-definidos de pesquisa, apresentam-se abaixo os aspectos metodológicos aqui envolvidos:
• Objeto de pesquisa: a influência dacontabilidade no processo produtivo;
• Método de coleta de dados: referências bibliográficas e eletrônicas;
• Tratamento dos dados: análise qualitativa das informações que a contabilidade fornece, e do resultado das entrevistas encaminhadas via correio eletrônico, optou-se pela análise qualitativa ao invés da análise quantitativa, pois, a mesma visa se basear na qualidade dasinformações obtidas, conforme Lakatos “os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem” (LAKATOS, 1986,p.25).
• Procedimentos de pesquisa: entrevistas direcionadas a profissionais da contabilidade que trabalham diretamente com os demonstrativos contábeis, esta aplicada via correio eletrônico.




REFERENCIAL TEÓRICO...
tracking img