Psicologia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Introdução
Psicologia Hospitalar é um ramo da Psicologia da Saúde ainda inexistente em vários países mas cada vez mais difundida no Brasil estando incluída no currículo das principais faculdades. O Psicólogo hospitalar atua geralmente segundo um modelo biopsicossocial que assim como a abordagem holística busca observar o indivíduo em todos sistemas com quem interage (familiar,social, biológico, psicológico...) simultaneamente e com inter-relações constantes entre elas. Mas também existem psicólogos mais voltados para a psicologia clínica atuando geralmente junto com a psiquiatria em hospitais psiquiátricos ou em centros especializados em aconselhamento. O psicólogo hospitalar contribui para a equipe multidisciplinar de saúde participando ativamente da tomada dedecisões, principalmente ao fornecer e solicitar mais informações e ao expandir discussões durante as reuniões de equipe. Essas atitudes ajudam a manter uma visão global do paciente e chamar atenção para outros pontos de vista. Suas contribuições são maiores quando os pacientes são acompanhados desde a chegada ao hospital e a equipe do hospital já tem padrões de comunicação bem estruturados para umaabordagem multidisciplinar adequada.
Algumas tarefas básicas do psicólogo que trabalha em hospital:
• Função de coordenação: relativa às atividades com os funcionários do hospital
• Função de ajuda à adaptação: em que o psicólogo intervém na qualidade do processo de adaptação e recuperação do paciente internado
• Função de interconsulta: atua como consultor, ajudando outrosprofissionais a lidarem com o paciente
• Função de enlace: intervenção, através do delineamento e execução de programas junto com outros profissionais, para modificar ou instalar comportamentos adequados dos pacientes
• Função assistencial direta: atua diretamente com o paciente
• Função de gestão de recursos humanos: para aprimorar os serviços dos profissionais da organização.
APsicologia Hospitalar dessa forma têm garantido justificativas plausíveis à sua inserção no hospital geral, no entanto, não somente nas situações apresentadas acima, mas principalmente orientando sua prática à minimização do sofrimento causado pela hospitalização e por eventuais seqüelas emocionais decorrentes deste processo, assim como na busca pela humanização das relações travadas nestecontexto, a psicologia hospitalar encontra amplas possibilidades de atuação. Dessa forma torna-se importante a construção e o fortalecimento da identidade profissional do Psicólogo Hospitalar e justamente com a publicação de trabalhos nesta área a abrangência desta atuação pode ser expandida, conhecida e valorizada no contexto hospitalar por seus resultados e pela melhoria da qualidade dos atendimentosprestados nos três níveis de atenção à saúde.
Foram feitas entrevistas no contexto de abordar, quais as atividades, local de trabalho, população atendida e suas clientelas, a formação Profissional (pós- graduação), o mercado de trabalho e suas respectivas opiniões sobre remuneração e satisfação na área da Psicologia hospitalar.
 





PSICOLOGIA HOSPITALAR
[pic]Prof. MarcioAlessandra C.Braçale Arrigoni
Thais dos Santos Domingos
Sabrina Nasser
Luana Pereira




[pic]
[pic]
Entrevistas
Questionário Base para Todos os Profissionais (Exceto Pesquisadores)

Psicólogo 01
Informações Iniciais:
Nome completo do entrevistado: Daniele Merli Gaino
Universidade e data de graduação: PUC Campinas 2003; Especialização em psicologia hospitalar na UNICAMP 2004
Datade início das atividades como psicólogo: 2004
Telefone para o professor entrar em contato, caso necessite: 19-9609-4224
Data da entrevista: 03 de abril de 2011
Entrevistador principal: Sabrina
Outros entrevistadores presentes: nenhum

a. Caracterização do Campo (contexto, área) de atuação:
1. Descreva sua(s) atividade(s) como psicólogo, isto é, descreva especificamente o que faz e como...
tracking img