Psicologia ou psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA OU PSICOLOGIAS
A psicologia está presente em todo o cotidiano: na persuasão, na sedução ou entendimento da sociedade, conhecida como psicologia do senso comum. Certo domínio superficialda psicologia.
É no cotidiano que vivemos a realidade, todos os acontecimentos do dia-a-dia denunciam que estamos vivos. Já a ciência é uma atividade reflexiva, ela procura entender, elucidar essecotidiano através de seu estudo sistemático. Um fato cotidiano serve de molde para um determinado estudo científico, como Newton ao explicar a gravidade.
Estamos todos submetidos à dinâmica do nossocotidiano e tradição. Porém utilizamos frequentemente o erro, o ensaio, o imprevisível. Vivemos boa parte do nosso tempo esse cotidiano e suas regras.
SENSO COMUM: conhecimento acumulado em nossocotidiano, tradições, estereótipos. Integra de modo precário e conhecimento humano.
Somente esse tipo de conhecimento não seria suficiente para as exigências do desenvolvimento humano. É necessário o usoda ciência. Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.
O QUE É A CIÊNCIA?
A ciência compõe-se de um conjunto dos conhecimentos sobre fatos ou aspectos darealidade (objeto de estudo) expresso por meio de uma linguagem rigorosa. O saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido. A ciência aspira à objetividade, seus resultados devem serisentos de emoções e passiveis.
OBJETO DE ESTUDO:
Um conhecimento para se tornar científico requer um objeto de estudo, como os seres vivos para a biologia, os astros para a astrologia. O objeto deestudo da psicologia varia com a vertente defendida pelo psicólogo: comportamento humano, inconsciente, personalidade. No sentido mais amplo, objeto de estudo da psicologia é o ser humano.
Amatéria-prima, portanto, é o ser humano em todas as suas expressões, as visíveis (comportamento) e as invisíveis (os sentimentos), as singulares (porque somos) e as genéticas (porque somos todos assim). É o...
tracking img