Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Psicologia Organizacional analisa os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, atuando sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas.
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores ou até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Ao longo do texto a seguir,conceituarei motivação, estresse, liderança, poder, conflito, cultura organizacional, clima organizacional e juntamente a influência que cada um destes termos tem nas organizações.

Motivação:
Motivação é: causa, razão, fim, é um impulso que vem de dentro, isto é, que tem suas fontes de energia no interior de cada pessoa, é uma força que direciona a pessoa para alguma coisa, ou seja, um objetivo. Amotivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano, assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológico instintivo e psicológicas-emoções.
Nas Organizações a Motivação é muito importante, pois é através dela que os funcionários trabalham felizes, se sentem importantes. Se não houver a Motivação aprodutividade não será boa e quando se há Motivação a produtividade aumenta levando a Organização a um grande sucesso.
A Motivação precisa ser encarada como forma de valorizar o funcionário, que deve se sentir parte integrante da empresa e não simplesmente um seguidor de regras.
A Motivação surge do interior das pessoas, ninguém pode motivar ninguém o que se pode tentar de alguma forma, baseados emtécnicas e sensibilidades adequadas, despertar a Motivação de dentro das pessoas.
E para motivar pessoas, a primeira idéia que nos vem à mente é a de melhores salários, melhores salários também ajudam a motivar, mas nem sempre esse é o fator primordial, o que satisfaz e motiva os funcionários é o reconhecimento e recompensa quando se faz um bom trabalho; ter confiança dos chefes e colegas naempresa; trabalhar num lugar limpo, seguro e confortável; as perspectivas de crescimento na empresa; os benefícios que a empresa oferece como: saúde, educação, bônus salarial, brindes, lazer...
Motivar pessoas não é fácil, há uma dificuldade enorme, pois cada um tem pensamentos diferentes, idéias diferentes, gostos diferentes, então por isso devemos encontrar uma pessoa adequada para liderar, poiscom pessoas motivadas a empresa vai conseguir obter resultados positivos e sua produtividade crescerá.

Liderança:
Não adianta tentarmos motivar as pessoas se não se tem um Líder que desperte essa Motivação, que mostre que as pessoas fazem parte da empresa, que trate os funcionários como se fosse uma família, que saiba lidar com pessoas difíceis, que seja simpático, alegre, que transmitasegurança; e, baseados nisto, vemos a necessidade de se conceituar Liderança e verificar sua eficácia.
Pode-se entender liderança como a capacidade para influenciar pessoas, como uma atitude capaz de obter das pessoas o que elas têm de melhor, em prol de um objetivo único, é a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente.
A liderança deverá permitir à equipe vislumbrar oportunidades decrescimento e desenvolvimento, para isto, necessita de um verdadeiro líder, ou seja, alguém que passa e conquista a confiança do subordinado e que é o espelho para seu liderado. Ao mencionar a expectativa de lucro, a liderança deverá buscar o comprometimento da equipe por meio da real possibilidade de participação de seus membros no benefício gerado pelo resultado atingido.
O líder não é aquele queconsegue resultados através das pessoas, mas com as pessoas, pois no primeiro caso, usa as pessoas para se alcançar algo mesmo que para isso seja necessário manipular; no segundo caso, o resultado é a conseqüência natural do processo de liderança, e as pessoas estão em primeiro lugar, chegando-se a um ponto onde a confiança mútua é manifestada.
Líderes e liderados realmente trabalham em...
tracking img