Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Alda Menezes Barbosa*

Resumo.

A Psicologia Organizacional é parte da psicologia que estuda a compreensão do trabalho humano.
Está voltada para a promoção de produtividade, eficiência, satisfação autor realização dos trabalhadores de uma organização.
As atividades de um psicólogo do trabalho são várias e geralmente são realizadas em parceria com outrosprofissionais da organização.

Palavras-chave: psicologia organizacional; teorias e abordagens; motivação, atitudes e liderança.

* Faculdade Eniac
Gestão de Administração de Pessoal
E-mail: menezes _alda@hotmail.com

Introdução

Este trabalho fala sobre o comportamento Organizacional, estudo da estrutura, funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupose indivíduos dentro dela com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Para ter sucesso nas metas da organização temos que ser eficiente no trabalho a ser desenvolvido:
- Ser eficiente é fazer correto o que foi proposto sem erros e se destacar dos outros pela qualidade do plano executado;
- Eficácia é ser eficiente para alcançar opropósito ao estudar o Comportamento Organizacional baseando-se em métodos científicos com uma visão sistêmica e não focar apenas no presente.

1.0 A Psicologia e sua evolução como ciência.

A psicologia foi proposta como ciência no final do século XIX por Wilhelm Wundt (1832-1920) e William James (1842-1910). Na verdade, a ideia de psicologia como ciência já havia iniciado na obra de autores queviveram e trabalharam mais ou menos na mesma época de Wundt e James (cf. Boring, 1957; Woodward & Ash, 1982). Mas foram Wundt (1922 [1897]) e James (1962 [1892]) que elaboraram de modo sistemático o projeto da psicologia científica e deram início à psicologia moderna.
O berço da Psicologia Científica é a Alemanha do final do século XIX, quando, Wundt recomenda a Psicologia “sem alma” e passaa ligar-se às especialidades da Medicina, adotando o método de investigação das ciências naturais como critério rigoroso de construção do conhecimento.
A Psicologia Científica foi se libertando da Filosofia, à medida que definiu e delimitou seu objeto e campo de estudo, diferenciando-os de outras áreas do conhecimento, formulou métodos de estudo próprios para seu objeto de estudo e formulouteorias que constituíram um corpo consistente de conhecimento, com autonomia metodológica, e assim ganhou o estatuto de Ciência.
Não se pode desconsiderar que, como todos os acontecimentos humanos, a constituição do referencial científico esteve e está, diretamente correlacionada com as necessidades da humanidade.
Também é natural perceber que, implícito à ordem econômica e social está sempre umsistema de pensamento, valores. E assim, junto com o surgimento e desenvolvimento da ciência, desenvolvia-se um novo sistema de pensamento:
- O homem passou a ser percebido como um ser livre, capaz de construir seu futuro;
- Os dogmas da Igreja foram questionados;
- O conhecimento tornou-se independente da fé;

- A racionalidade do homem apareceu então como a grande possibilidade de construçãodo conhecimento.
Surgiam desta maneira as condições materiais para o desenvolvimento da ciência moderna que podem ser assim traduzidas:
- O conhecimento é fruto da razão;
- A possibilidade de desvendar a natureza e suas leis pela observação rigorosa e objetiva;
- A busca de um método rigoroso, que possibilitasse a observação para a descoberta dessas leis;
- A necessidade (decorrente) deos homens construírem novas formas de produzir o conhecimento.

2.0 Psicologia Aplicada à Organizações.

Os tempos mudaram e as empresas reconhecem hoje em dia que a gestão de pessoas é o principal desafio para o sucesso das organizações. E para gerir pessoas é preciso ter em suas equipes, pessoas preparadas para lidar com os aspectos psicológicos dos seres humanos.
O Psicólogo...
tracking img