Dpp aula 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em 2004, a Universidade de Brasília implementou um sistema de cotas raciais. Os candidatos que desejassem se inscrever por meio das cotas deviam se autodeclarar como negros e tirar uma fotografia queseria submetida à análise de um comitê cuja função era garantir a veracidade da declaração. Os dois trechos abaixo são comentários de cientistas sociais sobre a controvérsia que esse método deseleção gerou:

“Eu, muito a favor destas medidas de ação afirmativa, proponho que elas funcionem na base da autodeclaração – sabendo que haverá algum abuso, mas que a pressão moral para que as pessoas nãose digam negras sabendo de não sê-lo funcionará como um eficiente desincentivo. Isso dito, me preocupa o tom deste nosso debate, quase sempre solicitado por quem é contrário “às quotas”, no sentido dedescartar a ação afirmativa em si, em lugar de propor justas melhoras ou outras formas de combater as desigualdades.”
(SANSONE, Lívio. O bebê e a água do banho - a ação afirmativa continuaimportante, não obstante os erros da UnB! Horizontes Antropológicos, vol. 11, n. 23, 2005, p. 252).

“Na luta antirracista, em que se considera “raça” como uma construção social e como um instrumento delibertação da opressão racial, sob o aval da ação estatal, corre-se o perigo de se enveredar pela construção de categorias essencializadas, fixas, próprias ao poder normativo das leis, aos desígnios daspolíticas públicas.”
(MAIO, Marcos Chor e SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília(UnB). Horizontes Antropológicos, vol. 11, n. 23, 2005, p. 207).

Tendo em vista os trechos acima e o material de aula, é INCORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.
a. o segundo trecho ressaltauma postura segundo a qual um dos problemas da implementação das políticas de cotas é a essencialização da categoria raça.
b. os dois trechos discutem a política de cotas, mas enquanto o...
tracking img