Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I


PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A NÍVEL ESTRATÉGICO NA EMPRESA


Toda empresa que almeja atingir sua eficácia em excelência há necessidade de se ter um setor de Psicologia organizacional onde a partir daí possa ter estratégias de como conduzi-la ao crescimento tanto financeiro quanto na qualidade de seus colaboradores. As ocupações definem papéis e atividades que os seus membrospodem passar a considerar como de seu direito exclusivo. Ao longo do tempo, podem-se criar definições, valores e ideologias que auxiliam a pessoa a manter a sua identidade com a ocupação e a justificar as suas ações. Além disso, membros de uma mesma ocupação frequentemente compartilham a consciência de constituírem uma categoria diferenciada das demais, apoiando-se uns nos outros, como ponto dereferência.
Podem desenvolver identidade a partir de suas atividades, compartilhando extensivas relações sociais e tornando-se etnocêntricos. As ocupações têm sido consideradas como fonte importante do surgimento de grandes profissionais, compondo as denominadas comunidades ocupacionais. Os meios eletrônicos de comunicação, as mídias de massa, a interdependência de papéis, a tenuidade dos laçossociais e outros fatores propiciam que a psicologia organizacional ‘a nível estratégico mantenham sua dinâmica interação e existência para além das fronteiras da organização.
A convergência de objetivos entre a Psicologia, e enquanto Ciência, e a Administração ensejam instigantes possibilidades de promover ganhos de produtividade conjugados com a melhoria de vida, por meio daaplicação de suas práticas e conceitos em várias áreas de interesse. (FIORELLI, 2011, p. 12).


O papel do psicólogo organizacional é aplicar princípios e métodos oriundos da Psicologia a questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador, a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza e, por conseguinte, na promoção da saúde, naintegração dos funcionários, na comunicação da diretoria e funcionário, e atua na busca de um atendimento às necessidades do homem e um maior rendimento do trabalho. Este profissional dentro de uma organização atua através do recrutamento e seleção de pessoal, entrevistas, aplicação de estes psicológicos, diagnóstico organizacional, treinamentos, integração do funcionário, avaliação de desempenho, reuniãode equipe para promoção da qualidade de serviços entre outros.


1 A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Psicologia organizacional, estudo de indivíduos e grupos em organizações, um campo de conhecimento de Trabalho pequenos e grandes, de empresas lucrativas ou sem fins lucrativos, visando evolutivas afim de que entidades se desenvolvam, modificando comportamentos, ideais, processosprodutivos e até mesmo algumas filosofias de trabalho, com o intuito de que se adolesçam e possam acompanhar as decorrentes transformações, aumento e necessidades das organizações no século XX .
O ser humano, diante dos seus inesgotáveis problemas e da impotência para os resolver sozinho, tem adquirido as soluções" nas organizações. 
As organizações, por sua vez, sobrevivem dessas"soluções” feitas pelo desenvolvimento e envolvimento do fator humano nos processos fabris e criativos da instituição: os interesses do indivíduo e os da organização complementam-se, garantindo a permanência das boas organizações no mercado e a satisfação das constantes e renováveis necessidades do indivíduo. 
Em decorrência desta fusão de interesses sociais e econômicos, o mundo modifica-seexibindo incontáveis organizações: políticas, religiosas, industriais, educacionais, comerciais, desportivas, culturais e outras. Nelas está fundada a vida do homem moderno, criada então a necessidade da Psicologia Organizacional nas Instituições, já que são nas empresas que se emprega a maior parte do tempo de nossas vidas, seja participando do seu processo produtivo, seja consumindo seus bens e...
tracking img