Psicologia organizacional

Páginas: 3 (724 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2012
HISTÓRIA

A Psicologia Industrial surge como disciplina no dia 20 de Dezembro de 1901, quando Walter Dill Scott expôs a um grupo de empresários de Chicago, argumentos persuasivos econvincentes sobre a utilização da Psicologia na Publicidade.
A Psicologia Organizacional tem origens remotas mais ligadas à 1º Guerra Mundial quando Scott (voluntário do Exército norte-americano)desenvolveu uma escala de avaliação para a seleção de capitães baseada nas avaliações que tinha feito para classificar os líderes no sector dos negócios.

Foi então após a 1º Guerra Mundial que asempresas começaram a contratar psicólogos para a seleção de funcionários.

Em 1919, Scott fundou uma empresa de consultoria.

Em 1926 Walther, propõe a terminologia “Psicologia do Trabalho”como equivalente ao de “Psicologia Industrial”.
A Psicologia Organizacional/Industrial, como era chamada na época, foca-se na seleção e na colocação de candidatos a emprego – a pessoacerta na função certa

A partir de 1927 a Psicologia Organizacional começou a desenvolver trabalhos mais complexos, envolvendo relações humanas e motivação.

Em 1930 foi criado o InstitutoPaulista de Eficiência, que posteriormente deu origem ao Instituto de Organização Racional do Trabalho (IORT), que por sua vez sofreu desdobramentos como, por exemplo, a Associação Brasileira de Prevençãode Acidentes, o Conselho de Higiene e Segurança do Trabalho, a Fundação Getúlio Vargas, o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) eo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(SENAI). Todas estas instâncias desenvolveram práticas de Psicologia voltadas ao trabalho. A Psicologia Organizacional brasileira acompanhou a americana. Os psicólogos desenvolveram trabalhos de seleçãodepessoas, instrução, tre inamento e or ientação prof iss iona l.Traduziram os testes norte-americanos utilizados para orientaçãoprofissional e seleção de pessoal. Até o Army Alpha e o Army...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • psicologia organizaçional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!