Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ROTEIRO DE ESTUDO 1
Psicologia aplicada à Administração
Atividade 1
Agora, trabalharemos alguns conceitos que você conheceu durante os estudos feitos, tantos com base no mesmo texto introdutório como nos textos básicos.
Vale lembrar que o entendimento desses conceitos nortearão todo o desenvolvimento de seus estudos. Caso ainda não esteja claro para você, volte,releia os capítulos e entenda todos os conceitos.
1.1 No capitulo 1 - As Organizações – Chiavenato conceitua organização e descreve três condições essenciais para que essa organização exista e sobreviva. Conceitue organização.
R: é o sistema de atividades conscientemente coordenada de duas ou mais pessoas.
1- Há pessoas capazes de se comunicarem e que
2- Estão despostas a contribuir com a açãoconjunta
3- Afim de alcançarem um objetivo comum.

1.2 Em Psicologia nas Organizações, Spector aborda os conceitos de Psicologia, Psicologia Organizacional e as principais atividades desenvolvidas pelo profissional dessa área.
a) Conceitue Psicologia e Psicologia Organizacional e descreva qual a diferença básica entre elas.
R: psicologia: é a ciência que estuda o comportamento humano (e nãohumano), da cognação, da emoção e da motivação. A área de aplicação que reúne o maior numero de psicólogos é a psicologia clinica.
Psicologia organizacional: tem um campo de aplicação menor e refere-se ao desenvolvimento e a aplicação dos princípios científicos no ambiente de trabalho. Os psicólogos organizacionais não lidam diretamente com os problemas emocionais ou pessoais do funcionário. Essaatividade pertence ao domínio da psicologia clinica.
b) Descreva sucintamente quais as principais áreas de atuação do psicólogo organizacional.,
• análise de tarefa;
• conduzir um análise para determinar a solução de um problema organizacional;
• fazer e realizar um pesquisa sobre sentimentos e opiniões dos funcionários;
• avaliação de desempenho dos funcionários;
• seleção e treinamento defuncionários;
• desenvolver testes psicológicos;
• avaliar a eficácia de uma atividade prática;
• implementar mudanças organizacionais.

1.3 A partir do estudo do capítulo 3 do livro Recursos Humanos, Chiavenato ­ As pessoas e as organizações:
a) Conceitue incentivos e contribuições e identifique, exemplificando, 5 (cinco) incentivos e 5 (cinco) contribuições.
R: incentivos sãopagamentos feitos pela organização e seus participantes. Ex.: salários, prêmios, benefícios sociais, oportunidades de crescimento segurança no emprego.
Contribuições são pagamentos que cada participante efetua a organização que está ligada. Ex.: trabalho, esforço, dedicação, pontualidade, elogios a organização.
b) O que é o Contrato Psicológico e o que ele tem a ver com os conceitos de reciprocidade eequilíbrio organizacional?
R: contrato psicológico é uma expectativa do que a organização e o individuo poderão realizar e ganhar com o novo relacionamento.
O objetivo básico de toda organização é atender suas próprias necessidades e ao mesmo tempo atender as necessidades da sociedade por meio da produção de bens ou serviços pelos quais recebem uma compensação monetária, para isso é necessárioque as pessoas dentro da organização tenham sentimento de reciprocidade entre pessoas e sistemas, entre pessoas e grupos e sistemas e subsistemas. Nesse continuo intercambio de recursos se desaparecer ou diminuir o sentimento de reciprocidade, ocorre desequilíbrio organizacional.
Atividade 2
Com base nas leituras obrigatórias, especialmente o capitulo 3, do livro Gestão de Pessoas, de AntônioCarlos Gil – O profissional de gestão de pessoas - elabore um quadro comparativo – explicativo com, pelos menos, 10(dez) das principais diferenças entre o Administrador de Recursos Humanos e o Gestor de Pessoas, e justifique apontando as vantagens conquistadas.
Quadro Comparativo de Diferenças:

Administrador de RH Gestor de Pessoas
1 – Ação Operacional 1 – Ação Estratégica
O profissional...
tracking img