Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Conceito, Amplitude e Aplicação da Psicologia

1.1 Conceito
A Psicologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo mental humano e o comportamento observável. A sua origem remonta ao séc. V a.C., altura em que Platão e Aristóteles se viam às voltas com muitos dos problemas que ocupam hoje os Psicólogos. O estabelecimento formal desta ciência deu-se em 1879, em Leipzig na Alemanha,com o laboratório de Psicologia Experimental de Wundt.
 A Psicologia estuda todos os aspectos do funcionamento interno da mente, como a memória, os sentimentos, o pensamento e a percepção, bem como de funções de relação, como o comportamento e a fala. Estuda também a inteligência, a aprendizagem e o desenvolvimento da personalidade. Alguns dos métodos utilizados em Psicologia são a observação, arecolha de histórias pessoais e a utilização de instrumentos de avaliação de funções cognitivas, como a inteligência e a personalidade.
 Existem vários ramos especializados, dentro da Psicologia. Algumas das áreas que tem conhecido um maior desenvolvimento nos últimos anos são as Psicologias Clínicas, a Psicologia Social e das Organizações e a Neuropsicologia. 
A Psicologia tem origens muitolongínquas, que se perdem nos escritos dos filósofos como Aristóteles.
Algumas das suas vertentes mais importantes:
-Psicologia Clínica
-Psicologia da Saúde
-Psicologia do Trabalho e das Organizações

1.2 Amplitude

Psicologia, etimologicamente significa “estudo da alma”, pois os gregos, ao se debruçarem sobre tal estudo, acreditavam que o ser humano possuía uma parte material (corpo) e uma imaterial(alma). A pré-história da psicologia como ciência mistura-se com a história da filosofia, pois foram os filósofos os primeiros a tentar entender a “alma” humana. Quem rompeu este conceito foi Descartes, ele considerava o humano sendo composto por corpo e mente (não alma), daí a psicologia passou a ser o “estudo da mente” ou “da consciência”. A mente passou a ser preocupação dos filósofos, nos séculosXVIII e XIX, e este estudo era dominado por duas grandes teorias: o empirismo inglês, que dizia que ao vir ao mundo nossa mente não passa de uma folha em branco (tabula rasa), que a consciência se constitui a partir da experiência sensorial e associações da memória; o racionalismo alemão pregava que a mente poderia produzir ideias, e reduzi-la a elementos não dava uma visão de como ela seriarealmente. Esta briga ainda acontece na psicologia, representada pelos vários modelos teóricos.
Para ser considerada ciência, é necessário o método experimental. O primeiro que submeteu a isto a psicologia foi Wundt, que em 1879 criou o primeiro laboratório de estudos psíquicos. A psicologia então é considerada ciência e tem seu campo de estudo definido: o Homem, e este campo se misturam tanto com aBiologia como com as Ciências Sociais, pois o homem é biopsicossocial (corpo mente e sociedade). A psicologia estuda também o comportamento animal, pois estes nos oferecem importantes subsídios sobre a base do comportamento humano. São variadas as questões pertinentes à psicologia, e ela, como ciência, procura alcançar três objetivos: 1. Descrição do comportamento, tomando cuidado para não serparcial ou subjetiva; 2. Predição do comportamento: quando uma hipótese é comprovada e é certeza que o comportamento ocorrerá de tal maneira; 3.controle do comportamento, seja para eliminar algo ruim, promover algo bom, a até (no caso da publicidade) induzir padrões de comportamento.
O Homem é um ser especial, sem instintos que o guiem sobre como sobreviver, ele terá que aprender quase tudo eapreender as regras da sociedade. Ao contrário dos outros animais, que contém tudo o que precisam já programados e previstos em sua genética, o ser humano necessita aprender muitas coisas que tornarão possíveis e aceitáveis sua vida em sociedade. Para isto ele usa a linguagem. A cultura somente é possível através da linguagem, e pela cultura, o que uma geração aprende ou descobre é transmitido para a...
tracking img