Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04

2 DESENVOLVIMENTO 05

3 CONCLUSÃO 11

4 REFERÊNCIAS 12


1 INTRODUÇÃO
O trabalho mostrará que a motivação é um dos fatores organizacionais que mais preocupam os gestores de uma empresa, sendo um atributo muito desejado no trabalho, portanto podemos dizer que a motivação explica-se por um processo que depende de seu estado de espírito, a partir do momento emque se recebe a informação, onde esta mesma informação pode ter uma reação positiva ou negativa.

2 DESENVOLVIMENTO
A motivação se constitui em um elemento capaz de tornar a organização mais competitiva, com condições de enfrentar a estrutura atual de mercado, que é cada vez mais seletiva. A motivação passa a envolver o ambiente como um todo, produzindo alterações comportamentais que se refletemna realização das atividades diárias.
O processo de estímulo à motivação no ambiente organizacional inicia-se destacando a importância do entusiasmo, como um componente importante para o indivíduo atingir sucesso no que está fazendo.
A motivação extrínseca: Vários teóricos se dedicaram ao estudo da motivação extrínseca, porém foram os comportamentalistas que desenvolveram um estudo mais apuradosobre esse tema, defendendo a teoria de que qualquer comportamento pode ser modificado por meio das técnicas de condicionamento. Em relação à questão dos motivos, para os Behavioristas, motivação, por exemplo, é sinônimo de condicionamento.
Dois são os conceitos chaves na compreensão do comportamento humano dentro da escola Behaviorista. O primeiro é o estímulo definido como qualquer modificaçãoque venha ocorrer com uma ou mais variáveis do meio ambiente. O segundo é o de resposta entendida como reação comportamental do sujeito submetido aos estímulos inexistentes no meio ambiente.
Partindo do pressuposto comportamentalista de que o comportamento humano possa ser planejado, modelado ou mudado por meio da utilização adequada dos vários tipos de recompensas ou punições disponíveis nomeio ambiente, podemos entender que motivação extrínseca seria este estímulo externo, positivo que busca uma resposta também positiva, através da modificação de um comportamento inadequado.
Em termos de comportamento organizacional, alguns estudos da linha comportamentalista propõem que o interesse dos funcionários pelas recompensas externas tem grande poder para determinar um desempenhosatisfatório, como por exemplo, bônus salarial, financiamento de entretenimentos, melhorias na estrutura física da empresa, etc.
Constituem o contexto do cargo: condições de trabalho e conforto; políticas da organização e administração; relações com o supervisor; competência técnica do supervisor; salários; segurança no cargo ; relações com colegas.
A motivação intrínseca: Segundo McDowell é uma força quese encontra no interior de cada pessoa e que pode estar ligada a um desejo. Esta força é vista como um impulso que leva os seres vivos à ação. E esses impulsos são considerados como os representantes de determinadas formas de comportamento, por meio das quais os seres vivos procuram restabelecer o equilíbrio. Esse equilíbrio nunca é alcançado; e a satisfação nunca é plena, pois é exatamente odesequilíbrio orgânico e/ou psicológico que impulsiona o ser humano à buscar daquilo que seja capaz de saciar as carências vigentes, naquele dado momento (1988, p.51).
Quanto maior for o estado de carência, maior será a motivação vigente, fazendo assim com que a necessidade seja sinônimo de motivação.
O não atendimento destas necessidades ameaça a integridade física e psicológica do indivíduo, há umaquebra no equilíbrio homeostático do organismo.
A satisfação de uma necessidade não paralisa a ação do ser humano; pelo contrário, o próprio fato de satisfazer à uma necessidade faz com que outra venha à tona, disparando assim, nova conduta de busca rumo ao novo objetivo motivacional. Levando em conta este desencadeamento, toda e qualquer generalização sobre tipos de objetivos motivacionais...
tracking img