Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
logia

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Administração e bacharelado

elizabeth pereira de sousa

Psicologia Organizacional

Londrina
2010

elizabeth pereira de sousa

Psicologia Organizacional

Trabalho apresentado ao Curso Administração e Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional.

Professora: Sara Maria de MeloElgenneni

Londrina
2010
Introdução

O homem é um ser social, está sempre socializando dentro de organizações sendo ela escolas, empresas públicas e privadas etc. Cada vez o homem evolui na maneira de agir e de pensar fazendo com que aumente as suas necessidades e moldando as exigências. 
As organizações perceberam que precisam se aprofundar mais na análise docomportamento de seus funcionários, nas conseqüências que cada acontecimento, seja ele interno ou externo, para saber qual a dimensão do problema dentro da organização e assim, conseguir se manter e/ou se expandir no mercado que cada vez mais se torna competitivo.Várias foram às contribuições da Psicologia Organizacional no desenvolvimento do mundo que, necessitando de mudanças que possibilitassem o avançodas organizações no pensar sobre seu modo de atuação, ampliou o leque de opções e podemos ver qual a melhor forma de lidarmos com o desenvolvimento que acontece a todo tempo. 
Hoje para as organizações, o capital humano é o fator principal, ela prefere investir muito mais em RH pois sabe que para um bom funcionamento, as relações tanto interna como externas devem ser ótimas, os funcionários devemter capacidades variadas e estar satisfeitos e felizes no seu desempenhar de funções no decorrer de sua vida, seja ela dentro ou fora da organização.

a) Motivação: um dos complexos processos psicológicos básicos que ajuda a explicar o comportamento nas organizações é algo que impulsiona as pessoas a terem dado comportamento, uma força interior que se modifica a cada momento durante toda avida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada particular, não podemos dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo, porém podemos concordar que o interior é diariamente influenciado pelo meio externo, isso inclui pessoas e coisas, podemos nos sentirinfluenciado pelo entusiasmo de alguém que nos motiva a fazer algo, já em determinadas situações e dependendo do temperamento da pessoa, ou mesmo da sua personalidade geral, pode-se oferecer certa independência ao meio externo, ou seja, sua força interior de motivação é alta e "não precisa" de ajuda ou baixa e "precisa de apoio”. O nível de motivação é influenciado por diversos fatores como a personalidade,percepções individuais do meio ambiente, interações humanas e emoções.
Teoria de Necessidades:
Segundo Maslow (1943): tem a motivação como necessidade de origem biológica que precisa ser satisfeita, este elaborou uma hierarquia com 5 noiveis e necessidades e as colocou em um sentido de progresso, ou seja, uma necessidade precisa ser pelo menos parcialmente satisfeita para que a pessoa busque asatisfação da próxima necessidade, buscando o crescimento pessoal e seu autodesenvolvimento.
As necessidades seguem relacionadas da seguinte maneira
* Fisiológica relacionada à sobrevivência;
* Segurança relacionada a perigos externos;
* Social relacionada ao pertencimento de um grupo;
* Estima relacionada ao status e valorização social;
* Autorrealização relacionada aoaperfeiçoamento contínuo.

Teoria de Dois Fatores:
Segundo Herzberg tem como premissa a existência de dois conjuntos de fatores contínuos e independentes. Os fatores higiênicos (externos) estavam relacionados a insatisfação e variam de não satisfação a insatisfação , e os fatores de motivação (internos) relacionados à satisfação, variam de satisfação a não satisfação, segundo Herzberg, o...
tracking img