Conjuntura economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Conjuntura econômica

Nome: Matheus dos Reis Bastos
Curso: eng. Mecânica

Os projetos brasileiros para a Copa de 2014 e as suas interferências para a conjuntura econômica
O Brasil deverá sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Única nação a disputar essa indicação pelo continente, com o apoio da Confederação Sul- Americana de Futebol (Conmebol), nosso país tem arara oportunidade de transformar o principal evento futebolístico mundial em alavanca da melhoria da infra-estrutura – esportiva, de acomodações turísticas, de transportes e de áreas como saneamento e drenagem - de nossas metrópoles. O Brasil receberá enorme afluxo de turistas e poderá impulsionar a imagem do país no exterior e, principalmente, provocar verdadeira revolução urbanística nascapitais e cidades vizinhas às regiões metropolitanas, semelhante ao que aconteceu na Espanha, quando dos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona.O Sinaenco começa a preparar o setor para o trabalho que será necessário desenvolver e já está realizando um amplo estudo para a avaliação da infra-estrutura dos estádios das cidades que se candidataram a sediar os jogos da Copa de 2014.
Será muitoproveitoso para a economia nacional. Haverá crescimento na área imobiliária, na área de tecnologia, no turismo. Essas são algumas áreas que devem crescer muito, em termos e contratação, e devem surgir muitas oportunidades até lá e mesmo depois da Copa. Além das oportunidades para o empresariado, observa-se que a realização do evento será um ótimo mote para que o poder público intervenha nainfraestrutura do Brasil. Economia à parte, e muito orgulho o Brasil sediar uma Copa pela segunda vez em sua história, feito alcançado por poucos países.Isso é pequeno frente ao potencial esportivo do país. o Brasil tem dimensões continentais, uma população bastante numerosa, ótimos esportistas, pessoas que se qualificam, agora falta um investimento maior da parte do governo, falta um olhar melhor por partedas autoridades para o esporte, que é sinônimo de cultura e lazer. Fiscalizar e acompanhar as obras, mas nos antecipamos para que esses investimentos e a realização da Copa de 2014 sejam feitos dentro de uma agenda pensada, debatida pela própria sociedade. Agenda, essa, propositiva.
Entre os obstáculos para as doze cidades brasileiras realizarem uma boa Copa do Mundo de 2014 está na faltade qualificação profissional nas áreas ligadas direta ou indiretamente ao turismo. Para o ex-secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, parte dessa demanda será suprida pelo “Projovem Trabalhador”. Ele lembra que só no Ceará esse programa “disponibilizou mil e quinhentas vagas para o município de Fortaleza. Todos esses jovens estão sendo treinados em arcosocupacionais voltados para o turismo e à hospitalidade.” André acrescenta ainda a necessidade de “termos uma infraestrutura nos nossos principais pontos turísticos que proporcionem o fácil acesso, sem, logicamente, comprometer o meio-ambiente”
Economia
Dentro da "atmosfera de Copa do Mundo", a Ernst & Young, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgou ontem estudo que aponta que aCopa no Brasil daqui a quatro anos deverá gerar, entre 2010 e 2014, R$ 142,39 bilhões em investimentos diretos e indiretos para a economia brasileira, o que poderá atingir 55 atividades econômicas do País. "O campeonato terá um efeito multiplicador capaz de quintuplicar os investimentos diretos realizados para viabilizar o evento", afirma o sócio da assessoria de risco da empresa de consultoria eauditoria, José Carlos Pinto.
O estudo intitulado "Brasil Sustentável - Impactos socioeconômicos da Copa do Mundo 2014" analisou, além dos 55 setores, 110 categorias de produtos e 10 perfis de renda/consumo da população. A pesquisa indica que o investimento direto (de 2010 a 2014) será da ordem de R$ 22,46 bilhões visando garantir infraestrutura e organização da competição (afetando...
tracking img