Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

MARCOS ANTONIO DO ROSÁRIO BORGES















Psicologia organizacional

















Três de Maio/RS
2010


marcos antonio do Rosário borges

















Psicologia organizacionalTrabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina psicologia organizacional


Porf. Orientador: Sara Maria de Melo Elgenneni










Três de Maio/RS

2010






Introdução:


A psicologia é um conjunto de diversos domínios. Algunspsicólogos realizam pesquisa básica, alguns fazem pesquisa aplicada, e alguns prestam serviços profissionais. “A psicologia se desenvolveu a partir da biologia e da filosofia, com o objetivo de se tornar uma ciência que descreve como pensamos, sentimos e agimos.” (Myers, 1999, pág. 1). Em psicologia não há um acordo na metodologia, e não há uma terminologia comum; existe uma diversidade enorme deorientações teórico-metológicas. O objeto de estudo da psicologia tem variado ao longo do tempo e sua pré-história confunde-se com a própria historia da filosofia. Antes de 300 a.C., o filósofo grego Aristóteles teorizou sobre temas como aprendizagem e memória, motivação e emoção, percepção e personalidade.

um profissional que "exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, comorecrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional, realizando a identificação e análise das funções, tarefas e ocupações, organizando e aplicando testes e provas, realizando entrevistas, sondagens de aptidões e de capacidade profissional e no acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar às empresas ou por quem quer que se dêem as relaçõeslaboratoriais, a aquisição de pessoal dotado das habilidades necessárias, e ao indivíduo maior satisfação no trabalho". Dentro deste contexto vamos ver a seguir algumas definições de vários temas que a psicologia organizacional tem a nos mostrar no nosso dia a dia.

Motivação:

A motivação tem por base o fundamento de estimular os funcionários de uma determinadaempresa, a motivação e liderança são resultados de atitudes de uma administração de recursos humanos voltada para a satisfação e bem estar de seus funcionários, tomando por base as recompensas e os benefícios oferecidos aos funcionários, sejam essas monetárias ou não monetárias. A motivação e liderança serão abordados em conceitos e teorias, exemplificando como atuar e gerar a motivação atravésdas recompensas, o papel do líder na geração da motivação entre empresa e empregado. Os planos de benefícios são apresentados desde sua origem ate seus objetivos, passando pela importância de serem aplicados dentro das organizações.

Existem dois modelos que são mais conhecidos o modelo de Maslow
As necessidades que ele propôs são: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança,necessidades de afeto, necessidades de estima e necessidade de autorrealização.


Outro modelo ou teoria motivacional que tem grande influência nas organizações é a teoria feita por Herzberg, a Teoria da Motivação/Higiene. Para ele, os fatores de motivação (realização, reconhecimento, o trabalho em si, responsabilidade, avanço e crescimento) satisfazem as pessoas no ambiente de trabalho. Por outro lado,os fatores higiênicos (administração e política da empresa, supervisão, relacionamento com superior hierárquico, condições de trabalho, salário, relacionamento com os colegas, vida pessoal, relacionamento com subordinados, status e segurança) não satisfazem as pessoas, mas é preciso atenção a eles para não se tornarem desmotivadores. Por exemplo, se estas necessidades não forem atendidas pela...
tracking img