Rinoceronte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Eduarda






Rinoceronte




Vila velha





2012











Rinoceronte

São animais grandes, pesados, de corpo robusto epatas curtas. Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, segundo a espécie. Pode viver atéos 50 anos, se morrer naturalmente. Pode alcançar a velocidade de 45 km/h.



Seu fiel amigo Tchiluanda

Excelente nadador, o rinoceronte passa várias horasdentro d'água aliviando as picadas dos insetos que atacam sobre tudo nas juntas da couraça. É antissocial, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda,pequeno passarinho africano que lhe cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e o avisa da proximidade de inimigos. Presta-lhe ainda, segundo os nativos da África, umgrande serviço: guiá-lo na direção de doces colméias, que o rinoceronte também aprecia.

São consideradas espécies ameaçadas, embora tenha pouca utilidade para ohomem, ele é perseguido desde o tempo das cavernas. Acreditavam que seu chifre pudesse dar a juventude eterna, mas nenhuma parte de seu corpo é medicinal, por causa dessacrença, muitos rinocerontes foram exterminados. Única coisa utilizável para o homem, é sua pele, que é usada na confecção de escudos e calçados.

Reprodução
É umanimal de pobre reprodução: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos deidade. Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.
[pic]

Biografia

 http://www.webciencia.com/14_rino.htm#ixzz1y0NBAIZE
tracking img