Psicologia organizacional e do trabalho nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FATEC INTERNACIONAL
MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES


INTRODUÇÃO

A luz do capitalismo precisamos repensar a relação entre os processos de seleção de pessoal e exclusão do mercado de trabalho. Logo se faz necessário buscar novas formas de perceber as coisas ao nosso redor, para tanto faz-se necessário ter uma nova visão de mundo.Na atualidade é possível verificar o crescente debate sobre questões envolvendo a Psicologia no âmbito do processo de produção, o qual torna-se estratégico neste momento de mudanças profundas e rápidas nas formas de organização da economia e, conseqüentemente, nas formas de embate entre Capital e Trabalho em nosso país. (CARLEIAL & VALLE, 1997).
Para tanto é de fundamental importância lembraro papel do Psicólogo nas organizações no campo da pluralidade das suas intervenções e o valor que este pode acrescentar a médio e a longo prazo no comportamento organizacional.
Desse modo faz-se necessário recordarmos o significado mais consensual da palavra Psicólogo "especialista em psicologia; indivíduo formado em psicologia e que a aplica no seu trabalho – Psicologia: - ciência que trata dosestados e processos mentais; estudo do comportamento humano ou animal; - capacidade inata ou aprendida para lidar com outras pessoas levando em conta as suas características psicológicas...."
Consequentemente torna-se imprescindível para contextualização definirmos organização: "entidade que serve à realização de ações de interesse social, político, administrativo, etc.; - instituição, órgão,organismo, sociedade; - grupo de pessoas que se unem para um objetivo, interesse ou trabalho comum..”
Assim nas laudas que seguem procuramos desenvolver paralelos sobre a Psicologia Organizacional e desenvolvimento Interpessoal, de forma a apresentar suplementos que possam servir de contribuição para as organizações.


I. O CONTEXTO HISTÓRICO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Aevolução da medicina do trabalho ou saúde Ocupacional nos remete a uma necessidade histórica de desenvolvimento das tecnologias médicas de intervenção no mundo do trabalho. Logo as preocupações com a saúde ocupacional se tornam mais abrangentes, surgindo uma nova concepção relacionada a construção da noção de ambiente, já não seria possível agir somente sobre o corpo do indivíduo trabalhador, nem agirisoladamente: diferentes disciplinas (engenharia, ergonomia, medicina, psiquiatria, psicologia etc.) investiram o seu olhar sobre os cooperadores e seus ambientes de trabalho, emerge então a Psicologia Organizacional do Trabalho.
Zanelli (2002) dados históricos de suma importância, os quais situam ao longo dos anos a evolução da Psicologia, tratada como profissão e ciência considerando comosuma importância a Psicologia Organizacional do Trabalho (POT).
A busca de critérios e procedimentos para entender, principalmente, às finalidades de avaliação e seleção de empregados para as industrias em expansão e de militares para os exércitos fez com que os métodos e teorias tivessem seus primórdios na área. (ZANELLI E BASTOS, 2004. p. 467.)

No Brasil a Psicologia Organizacional do Trabalhoteve seu início na década de 30, com trabalho pioneiro realizado em Pernambuco e a criação do Instituto de Seleção e Orientação Profissional. Trabalho esse concentrado em torno da seleção de pessoal e treinamento.
Em 1962 houve a regulamentação de profissão no Brasil. Com a Revolução Industrial consolidada, aconteceram alguns aumentos nas produções da indústria, que passou a ter maior controlesobre o trabalho e a lógica de produção em massa.
Segundo Bergamini (1972), é notável o crescente interesse das empresas brasileiras na procura de novas técnicas especializadas em avaliação, desenvolvimento, adaptação e compensação de seus recursos humanos (...). Essas aspirações dos homens de empresas estão vitalizando o desenvolvimento da área mais nova de especialização da Psicologia, aquela...
tracking img