Psicologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O termo psicologia, embora tenham sido criado muitos séculos depois, é de origem grega, formado pelas palavras gregas: psique que significa alma ( e alma era definida pelos Gregos como a fonte da vida, o que animava ou dava vida ao corpo,) e, logos que significa estudo. Portanto, etmologicamente, psicologia significa estudo da alma.
Atualmente a psicologia é definida como o estudodo comportamento humano pelas limitações éticas de estudo, alguns autores preferem definir a psicologia como o comportamento dos organismos.
Se pensarmos que toda a construção parte de uma matéria-prima, podemos dizer que a matéria-prima da psicologia é a vida dos seres humanos. É a partir desse material que a psicologia construirá todo o saber.
Este trabalho apresenta quais as causas sociais epsicológicas que levam crianças a morarem nas ruas.

PSICOLOGIA GERAL

Psicologia – estudo da alma. A Psicologia é uma ciência que estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento das pessoas, num âmbito que insere o homem como ser individual e social, produtor e produzido pela história de sua sociedade.
A sua preocupação é entender o homem. Desdobrará, então, em várias vertentes queconcentrarão estudos no comportamento, no condicionamento, na consciência, outras ainda na inconsciência, outros na personalidade, uns no meio social, outros na individualidade, entre outras pesquisas relacionadas ao homem.
A Psicologia é constituída como ciência somente no final do século XIX. A mesma preocupação da Psicologia de entender o homem já existia desde a antigüidade, colocando em destaque osgrandes filósofos, Sócrates, Platão e Aristóteles.
O desenvolvimento da Psicologia vai do senso comum para análises científicas. Mas mesmo como ciência ainda não consegue explicar muitas coisas sobre o homem, há o empecilho na ciência humana de o homem estar inserido no objeto de sua pesquisa, influenciado muitas vezes pelos seus valores, e a cada transformação na sociedade é uma transformação nohomem, assim um novo objeto de pesquisa, novas teorias.
Considerando, então, essas várias abordagens, a psicologia tem várias tendências. Baseando no livro Psicologia e Psicologias, de Ana Maria Bock – texto base de nossa disciplina – podemos realmente entender o significado do título, pois o homem não é só um, e não há só uma visão de homem e nem só uma forma de estudo dele.
Algumas das váriascorrentes da psicologia são: Funcionalismo, o Estruturalismo, o Associacionismo, que dão base às três grandes vertentes: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
Tanto o Funcionalismo como o Estruturalismo têm como objeto de estudo a consciência , porém, o primeiro estuda o seu funcionamento, e o segundo os aspectos estruturais. O Associacionismo formula a Lei do Efeito, que será base para apsicologia comportamental, com a teoria estímulo-resposta.
A CRIANÇA DE RUA

“Se não vejo na criança na criança uma criança, é porque alguém a violentou antes e o que vejo é o que sobrou de tudo o que lhe foi tirado” ( Hebert de Souza, Betinho)p.10

Luta pela sobrevivência são inúmeros os motivos, pelos quais uma criança acaba indo parar nas ruas. Estes são algunsdeles: o falecimento dos pais, a violência dentro da família ou o abuso, o trabalho pesado para contribuir no sustento da família ou a falta de alimentação. Nas ruas, as crianças vivem à mercê de toda espécie de perigo. Meninos e meninas são obrigados a se prostituirem, são estuprados, e, por fim, meninas engravidam contra a sua vontade. Droga, fome e doenças comprometem a vida de crianças e jovens.Embora em meu município não tenha crianças em que os conduz as ruas , já me deparei em outros municípios ou trabalhos no CRAS e CREAS com inúmeras crianças em situação semelhante e quando perguntamos o porque estar nas ruas a maioria diz quase a mesma frase:” e melhor estar na rua do que em casa”.
A família mediante as dificuldades do dia a dia, e não tendo dinheiro para alimentar seus...
tracking img