Geomorfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Geomorfologia – O estudo do relevo

Conteúdos

Introdução 2

As Grandes Feições Geomorfológicas 3

Erosão diferencial 6

Rochas com estratos horizontais (Coberturas Plataformais) 7

Camadas Inclinadas 9

Bacias e domos 10

Camadas Dobradas 10

Falhas Normais 11

Terrenos vulcânicos 12

Terrenos calcários em climas úmidos 13

Padrões de drenagem 16

A dinâmica do relevo16

 

Introdução

Se compararmos o relevo da lua com o relevo da Terra, veremos que estes diferem entre si consideravelmente. A morfologia da superfície da Lua é caracterizada por uma infinidade de crateras, dos mais variados tamanhos, e mares. Na Terra, se descontarmos as águas superficiais, vemos continentes e bacias oceânicas e no interior destes uma série de variadas formas desuperfície. A superfície da Terra é também consideravelmente diferente das de Mercúrio e Venus. De todos os planetas terrestres do sitemas solar, apenas Marte apresenta algumas características de relevo similares as da Terra. A superfície de Marte mostra montanhas, fossas, canais e vulcões, mas ainda assim, difere-se da Terra por apresentar uma grande quantidade de crateras de impacto preservadas.

[pic][pic]

Figura 1 - Comparação entre os relevos da Terra e da Lua.

 

As formas da superfície da Terra são, portanto, uma das características singulares do planeta em que vivemos. Discutir o significado destas formas é o principal objetivo deste capítulo.

[pic]

Figura 2 – A comparação das curvas hipsométricas de Vênus e da Terra mostram claramente a diferença de padrão global derelevo em planetas com dinâmica interna e externa diferentes: A curva vermelha, em forma de sino corresponde ao padrão que seria esperado em qualquer planeta. Mas a curva azul mostra que o padrão de relevo da Terra é caracterizado por duas curvas na forma de sino, indicando a presença de dois tipos de crosta na Terra, a continental e a oceânica.

 

 

As Grandes Feições Geomorfológicas

Asuperfície da Terra pode ser dividida em grandes unidades geomorfológicas, dentre os quais destacam-se dois principais: os continentes e os oceanos.

[pic]

Figura 3 - This new February, 2000 set of 20 slides contains 14 global views of the Earth in full color shaded relief, showing land and undersea topography. The planet is seen from vantage points over the poles and each major ocean and landmass. Also included are a rectangular Mercator projection view of the whole Earth, as well as displays of crustal plates and their relation to world seismic activity. The images are computer-generated from a digital database of oceanic bathymetry and land topography.

 

Dentro de cada uma dessas unidades encontramos aindas grandes feições geomorfológicas particulares, já apresentadasanteriormente na introdução as caracteríticas gerais da Terra:

∗       Oceanos

•       Dorsais Mesoceânicas

•       Bacias oceânicas ou assoalho abissal

•       Montes submarinos (sea mounts) e ilhas vulcânicas

•       Fossas oceânicas

•       Arcos-de-ilha

[pic]

Figura 4 - Representação artística mostrando as principais feições topográficas do fundo oceânico. 

∗       Continentes:

•       Crátons, que podem ser subdivididos em:

-         Escudos

-         Plataformas

•       Cadeias de Montanhas ou Cinturões Orogênicos

[pic]

Figura 5 – Modelo altimétrico da América do Sul apresentando a principais feições morfotectônicas dos continentes (cadeia de montanhas X cráton). Imagem produzida peloNGDC-NOAA com base em base de dados digitais de topografia continental.

 

Essas grandes feições geomorfológicas refletem a dinâmica interna do planeta, caracterizada pela ocorrência de células de convecção que causam o movimento de placas litosféricas. Por este motivo, estas feições são genericamente designadas feições morfotectônicas.

As formas da superfície do planeta, entretanto, não...
tracking img