Seminario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia 5G

A NET – empresa que oferece serviços de TV por assinatura a cabo e digital, além de acesso à internet – anunciou que vai aumentar a área de cobertura da nova tecnologia de bandalarga, chamada Virtua 5G, para os bairros da Gávea e Lagoa, na cidade do Rio de Janeiro. Os assinantes de outros bairros cariocas também podem testar essa tecnologia, mas com velocidade de até 20 MB.
O5G passou a ser oferecido em caráter de teste, gratuitamente, para os assinantes do combo Max HD da NET, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e endereços específicos em São Paulo, em dezembro de2008. Esses assinantes, mesmo tendo assinado planos de 12 MB, podem experimentar a velocidade de até 60 MB durante o período de testes.
O que é o 5G?
Este é o nome da quinta geração do Virtua, oserviço de banda larga oferecido pela NET. Ela é capaz de oferecer velocidades acima de 60 Mbps para usuários residenciais, além de empresas pequenas e médias. Para atingir essa velocidade, o 5G utiliza opadrão DOCSIS (sigla para Data Over Cable Service Interface Specification). Trata-se de um conjunto de definições padronizadas sobre as exigências de suporte para a transmissão de dados via cabo. Umadas características do DOCSIS é a possibilidade de transferência de dados no mesmo cabo da televisão, que é o princípio básico de funcionamento do Virtua.
Da mesma maneira que a tecnologia do Virtua, oDOCSIS também tem gerações. A mais recente é a terceira, disponibilizada em 2006. Ela tem como característica justamente o aumento da velocidade tanto para downloads como para uploads. Atualmente, acapacidade máxima que o DOCSIS 3.0 pode oferecer é de 300 Mbps.
Uma das empresas que contribui para o desenvolvimento desta tecnologia é a Cisco, e ela também ajudou a NET a disponibilizar esteserviço.

Gerações
Veja como a tecnologia do Virtua evoluiu:
1G - antes de usar o DOCSIS, o Virtua utilizou a tecnologia S-CDMA, que atingia velocidade de até 256 Kbps.
2G - já com a tecnologia...
tracking img