Geomorfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Geomorfologia
Geomorfologia é um conhecimento específico ,sistematizado,que tem por objetivo analisar as formas do relevo buscando compreender os processos pretéritos e atuais.Seu objeto de estudo é a superfície da crosta terrestre ,apresentando uma forma específica de analíse que se refere ao relevo.
A analise geomorfológica de uma área implica obrigatoriamente o conhecimento da evoluçãoque o relevo apresenta ,o que é possível se obter através dos estudos das formas e das sucessivas deposições de materiais preservados resultantes dos diferentes processos morfogenéticos a que foi submetidos.
A geomorfologia tem como objetivo de estudo as formas do relevo , entendemos como relevo as formas de superfície do planeta, ele se origina e se transforma sob a interferência de dois tiposde agentes:Os agentes externos e internos.
Endógenos:vulcanismo e tectonismo.
Exógenos:intemperismos e antropidade.
O relevo manifesta-se desde o fundo do oceano até as terras imersas é o resultado da ação de forças endógenas, ou exógenas.Encontramos formas diversas de relevo:montanha,planalto,planície,depressão,cordilheiras,morros,serra,icebergs,vulcões,vales,,escarpas,abismos,etc...Mas foi com Willian Morris Davis(1850-1934)que os conceitos de geomorfologia ganham coesão, como incansável viajante ,publicou numerosos trabalhos resultantes de sua observações de campo.Em1899,David elaborou as bases teóricas do ciclo da erosão e a erosão normal ,sua idéia resume-se em uma superfície plana deformada bruscamente por uma ação tectônica e, sobre o relevo já formado ,age a erossãoque o reduz ,lenta e progressivamente ,através das faces de juventude e maturidade e sensibilidade até a superfície plana e peneplancie , ponto de partida para um novo ciclo (CHISTOFOLETTI,1970).
Para que ocorra o processo de elaboração do relevo a ação do clima,e de fundamental importância na gênese das estruturas superficiais.
A variação do clima tais como temperaturas ,insolação,umidadee pressão atuam junto ao substrato rochoso, impondo-o ao um processo denominado intemperismo.

Essa correlação entre os fatores climáticos e intemperismo caracterizam as formas superficiais do relevo terrestre.
A meteorização e a ação combinada de todos processos mediantes quais a rocha se decompõe e se desintegra pela exposição continuada aos agentes atmosféricos.A meteriorizaçãotransforma as rochas maciças ,duras em um manto residual fino e fragmentado.
Os processos de meteorização podem se dividir em dois grupos:A meteriorização física(mecânica)e meteorização química.
Existe em toda crosta terrestre três unidades estruturais:
*Escudos antigos:conjuntos rochosos estáveis que foram formados no ínicio da evolução do planeta .Esses maciços de rochas antigas sãodenominadas cratóns.Os cratóns que afloram a superfície são chamados de escudos e os cratóns recobertos de sedimentos são chamados plataformas cobertas.São geralmente formados por rochas magmáticas intrusivas e metamórficas da idade pré cambriana .
*Bacias sedimentares :São porções deprimidas dos cratóns que foram e continuam sendo recobertos por sedimentos dispostos horizontalmente ou levementeinclinados.
Os detritos ou sedimentos das bacias podem ter diferentes origens:fluvial,marinha,glacial,eólica,(vento),lacuste(lago),vulcânica,ou orgânica..As bacias quando ocorrem dentro dos continentes são chamados endocontinentais e no litoral são chamadas de epicontinental.
*Cadeias orogênicas:também chamadas de dobramentos são áreas de bacias sedimentares que foram dobradas pela compressãotectônicas lateral e que correspondema os grandes curvamentos côncovo e convexo presentes na superfície terrestre,eles podem ser classificados como jovens ou antigos.
O relevo brasileiro se classificam em:
Planalto:superfície mais ou menos plana e elevado em relação as áreas próximas ;delimitadas por escarpas ;o processo de desgaste supera o de deposição de materiais.Nesse sentido os planaltos...
tracking img