Psicologia genero

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
Resumo: Diferença de gênero no viver o envelhecimento
O artigo nos fala sobre o envelhecimento e as modificações que são implicantes a essa etapa da vida. As mudanças psíquicas, sociais ebiológicas. Mudanças essas que ocorrem em ritmos e situações diferenciadas para cada individuam.
A conquista do tempo é, sem dúvida, um dos maiores feitos da humanidade, no entanto, convém salientar que oprocesso de envelhecimento revela disparidades entre os indivíduos, tratando-se de algo muito idiossincrático. Neste sentido, envelhecimento consiste não só num processo complexo de evolução biológica dosorganismos vivos, mas também um processo psicológico e social do desenvolvimento do ser humano. (Guiomar, 2010, P. 2 apud Figueiredo, 2007).
Em pesquisa, afirmou-se que entre os idosos, os que maisperduram em vida são do sexo feminino. Contudo, as percepções entre os sexos sobre sua saúde geral, mostrou-se que homens evidenciam menos problemas que as mulheres, mas não se distinguindo muito dooutro gênero.
Com relação à ingestão medicamentosa e sua intensidade, obteve o resultado prevalente no gênero feminino, diferenciando no que diz respeito ao sentimento de solidão, onde os homenssuperam as mulheres com tais sentimentos. Esses sentimentos de solidão muitas das vezes acompanhados de uma tristeza, depressão e ansiedades, não comum para a sociedade, pois tais sentimentos sãoreprimidos.
Tanto homens, quanto mulheres o grau de satisfação nas relações interpessoais e suporte de vida demonstram resultados iguais, desejando participar mais em atividades sociais. Nos aspectos físicoso gênero feminino encontra grandes dificuldades de aceitação.
Aspectos fisiológicos são questões universais e iguais na velhice, pois todos passam por essa fase, mas questões psicológicas e sociais,isso é vivenciado por cada individuo em sua singularidade, advindo de suas experiências anteriores.
Portanto, independente do gênero, todos passarão pelo processo da velhice, onde as questões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PSICOLOGIA SOCIAL,ESTUDOS DE GÊNEROS E FEMINISMO
  • CONTRIBUIÇÕES DO CONSTRUCIONISMO SOCIAL A UMA NOVA PSICOLOGIA DO GÊNERO
  • Genero
  • GENEROS
  • Genero
  • Gêneros
  • genero
  • Generos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!