O racionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 74 (18289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia no Brasil
Antonio Rodrigues Soares
Índice
Prólogo.....................................................................................................................08
introdução..............................................................................................................10
cAPÍtulo i - A Pré-História da Psicologia, noBrasil..............................................12 cAPÍtulo ii - A história da Psicologia escrita por Médicos...................................13 cAPÍtulo iii - A história da Psicologia escrita por educadores............................17 cAPÍtulo iV - A Psicologia na legislação nacional ..............................................19 cAPÍtulo V - os encontros das Sociedades de Psicologia..................................22cAPÍtulo Vi - eleição, posse e atividades do Primeiro conselho Federal...........26 cAPÍtulo Vii - eleição, posse e atividades do Segundo conselho Federal.........31
concluSão................................................................................................................40BiBliogrAFiA..............................................................................................................41
7
PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010, 30 (núm. esp.), 8-41
Já em franco desenvolvimento de suas atividades, o Primeiro conselho Federal de Psicologia me encomendava a elaboração de uma HiStóriA do conSelHo. era o ano de 1975.
Por acreditar ainda muito cedo para se fazer história com os car acteres de isenção de ânimo, frieza de análise e objetividade absoluta de informação,fui deixando para mais tarde o início da empreitada, na certeza de que só os pósteros é que poderiam emitir parecer sobre homens e obras que, sem dúvida, merecem a admiração de todos e o aplau so da classe inteira, por quanto realizaram em favor da Profissão e da ciência psicológicas.
Ademais, o conselho Federal desponta dentro de um contexto histórico e numa moldura cultural, dos quais é oresultado necessário e a necessária síntese. Sua história, por consequência, resultará de uma profunda e intensa pesquisa de documentos que, no Brasil já trazem as marcas dos séculos, pois, têm raizes nas primeiras atividades acadêmi cas das Faculdades de Medicina da Bahía e do rio de Janeiro, onde, em se filosofando, se haveria de deparar com a vetusta Psicologia racio nal, berço primeiro e seiogerador da Psicologia científica. Através dela, de fato, impulsionada pelas contribuições das ciências de experiência e afins, é que, em 1879, dava seus primeiros passos a Psicologia ciênt ifica.
em 1978, quando da reunião do conselho Federal de Psicologia, em Belo Horizonte, uma preocupação tomava corpo na mente dos Senhores conselheiros pelo avizinhar-se da sua última etapa de atividades, comoSegundo conselho: comemorar condignamente o centenário da Psicologia, como ciência. Foi nesse momento que, uma vez mais, fui incumbido de escrever algo de natureza histórica sobre a nossa Autarq uia.
entendendo que caberia à solicitação e à comemoração da efeméride, pelo menos, uma crônica (que mais não poderia ser feito) so bre a curta vida do conselho, aceitei o pedido dos meus pares.
Ao começara escrever, logo percebi, em meio à riqueza de do cumentos manuscritos e impressos, em meio ao produto de natureza acadêmica e de provimento de cátedra, em meio aos documentos ofic iais e às notas históricas e, mais tarde, em meios ao acervo de pesqui sas e de achados, que já se poderia, e mesmo se deveria, envidar esforços para publicar uma obra de fôlego sobre o passado e o presente daPsicologia no Brasil.
nomes, obras, feitos estão, na verdade, à espera do historiador que os ressuscite e os faça acessíveis a alunos, professores de Psicologia e grande público, pondo a claro a evolucao de uma ciencia e sua necessidade, sobretudo, em meio à nossa sociedade em franca mutação.
Fica o desafio lançado para todos. A história merece mais pági nas para enriquecer de Psicologia seus juízos...
tracking img