Genero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

SEXO E GÊNERO
Profa Cléo Coutinho

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO – PROFA CLÉO COUTINHO – cleo@fal.br

OBJETIVO
Apresentar, de forma breve, algumas questões levantadas sobre sexo e gênero. Apontar a hierarquia de gênero e suas variações através das culturas e classes sociais.

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO – PROFACLÉO COUTINHO – cleo@fal.br

O que é Gênero?
É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para compreender: As relações sociais entre mulheres e homens. As relações de poder entre mulheres e homens, mulheres e mulheres, homens e homens.

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO – PROFA CLÉO COUTINHO – cleo@fal.br

CONCEITO DE GÊNERO
• A expressão "gênero" começou a serutilizada justamente para marcar que as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de ordem física, biológica. Como não existe natureza humana fora da cultura, a diferença sexual anatômica não pode mais ser pensada isolada do "caldo de cultura" no qual sempre está imersa.
• Ou seja,

• falar de relações de gênero é falar das características atribuídas a cada sexo pela sociedade e suacultura. A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher. Sexo é atributo biológico, enquanto gênero é uma construção social e histórica. A noção de gênero, portanto, aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino.
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO – PROFA CLÉO COUTINHO – cleo@fal.br

CONCEITO DE GÊNERO
• "Oconceito de gênero é uma construção sociológica relativamente recente, respondendo à necessidade de diferenciar o sexo biológico de sua tradução social em papéis sociais e expectativas de comportamentos femininos e masculinos, tradução esta demarcada pelas relações de poder entre homens e mulheres vigentes na sociedade. Embora biologicamente fundamentado, gênero é uma categoria relacional que apontapapéis e relações socialmente construídas entre homens e mulheres. Na palavras de Simone de Beauvoir, não se nasce mulher, torna-se mulher.
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO – PROFA CLÉO COUTINHO – cleo@fal.br

CONCEITO DE GÊNERO
• Tornar-se mulher, mas tornar-se homem também, são processos de aprendizado oriundos de padrões sociais estabelecidos, que são reforçados por normas, mas também porcoerção, e modificados ao longo do tempo, refletindo as mudanças na estrutura normativa e de poder dos sistemas sociais.“

Informações contidas na obra A Questão de Gênero no Brasil - Maria Valéria Junho Pena, Maria C. Correia, Bernice Van Bronkhost, Isabel Ribeiro de Oliveira.

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO – PROFA CLÉO COUTINHO – cleo@fal.br

CONCEITO DE GÊNERO
• O termo “gênero” é, na verdade,a representação de uma relação, a relação de pertencer a uma classe, um grupo, uma categoria. Gênero é a representação de uma relação(...) o gênero constrói uma relação entre uma entidade e outras entidades previamente constituídas como uma classe, uma relação de pertencer(...) Assim, gênero representa não um indivíduo e sim uma relação, uma relação social; em outras palavras, representa umindivíduo por meio de uma classe (LAURETIS, 1994, p. 210)

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO – PROFA CLÉO COUTINHO – cleo@fal.br

Refletir sobre as desigualdades existentes em nossa sociedade, as quais, perpassam pela questão de raça e gênero.

Fonte de Imagens: http://agendacultural-bmqs.blogspot.com/2010/12/10-dedezembro-acontece-o-seminario.html

As mulheres têm mais escolaridade...
Mas,ganham menos em todas as posições na ocupação, revela a Síntese de Indicadores Sociais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 09/10. Em 2008, na área urbana do País, a média de escolaridade das mulheres ocupadas foi de 9,2 anos de estudos, enquanto para os homens foi de 8,2 anos. Na área rural, a média de anos de estudo, "apesar de estar em patamares mais...
tracking img