Psicologia forense 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Indrodução............................................................................................. 2
2. Desenrolar da história e caracterização das personagens.................3
1. Análise da personagem principal...............................................6
3.Conclusão..............................................................................................11
4. Bibliografia.............................................................................................12

1. Introdução
O trabalho em seguida apresentado e desenvolvido enquadra-se no âmbito na disciplina de Psicologia Forense da licenciatura de Psicologia, do instituto superior Miguel Torga, constituindo-se como parte integrante da avaliação continuada.Este trabalho tem como objectivo o visionamento do filme Match Point, de Woody Allen e uma análise breve das personagens do filme, uma análise mais detalha da personagem principal, bem como as suas caracteristicas, patologia e o seu tratamento. São ainda objectivo a aquisição de novos conhecimentos por parte dos discentes ao nível da intervenção dos Psicólogos Forenses; uma melhor compreensão eassimilação dos conhecimentos previamente adquiridos nas aulas e uma melhor capacitação para futuras aplicações.

Este trabalho é composto por três partes, introdução, desenvolvimento – onde e conclusão, seguindo-se as referências bibliográficas.

2. Desenrolar da história e caracterização das personagens

“Prefiro ter sorte do que ser bom”. Esse adágio, enunciado por Chris, oprofessor de ténis, na sequência inicial de Match Point, fornece a tónica da tragédia contemporânea que Woody Allen encena no fascinante thriller londrino. Chris, atormentado pelo fantasma de jamais conseguir ser suficientemente bom, decide valer-se da sorte.
Chris acha que tudo na sua vida é fruto da sorte e não do seu talento, decidindo deixar os campeonatos onde era bom, para com ajuda dasorte, poder obter um estatuto social mais elevado. Demonstrando assim, ter uma personalidade fictícia para agarrar oportunidades de sucesso.
Chris é um homem misterioso, de fraca auto-estima, inseguro, ambicioso, com gosto refinado e clássico. Depois de ingressar num famoso e restrito clube de ténis, numa conversa com Tom, fala do seu gosto pela ópera. Chris vê em Tom a porta de entrada para o mundoque tanto deseja e depois do convite para a ópera que Chris aceita de imediato conhece a família de Tom que lhe vai proporcionar o que ele tanto deseja.
É a partir desta altura que nos apercebemos que todas as acções de Chris não são em vão. Ele cria uma nova personalidade para contornar a sua miséria, conseguindo assim inserir-se num novo meio social, com o qual não se identifica (lendolivros, bebendo bons vinhos, frequentando clubes famosos e mostrando o seu gosto por ópera – este gosto leva o espectador a ponderar se não será um cliché, devido a todos os ricos gostarem de ópera).
É na ópera que Chris é dado a conhecer à família de Tom. Chloe, a “benjamim” da família, é uma rapariga chique, tímida, com uma personalidade apagada, altamente dependente e super-protegida. Éatraída pelo lado obscuro e secreto de Chris, que é completamente diferente do grupo de pares com quem se relacionou.
Numa das visitas à casa dos pais de Tom e Chloe, Chris conhece Nola uma mulher extremamente sensual, bonita, elegante e provocadora. Nola, é uma aspirante a actriz com uma falsa aura inabalável, pois não sabe o que quer, é temperamental e extremamente insegura e Chris acaba por seratraído pelos encantos desta mulher, sem saber que ela é namorada de Tom.
Chris rendido ao estatuto social de Chloe acaba por se casar ela, conseguindo um emprego na empresa do seu pai. A apreensão que Chris sentiu em aceitar esta oferta é a prova clara da sua falsa humildade.
Porém, tempois antes de se casar com Chloe, Chris envolve-se física e emocionalmente com Nola, deixando de a ver por...
tracking img